dc.contributor.advisor | Guterres, Clovis Renan Jacques | |
dc.creator | Gerhardt, Márcia Lenir | |
dc.date.accessioned | 2016-07-20T15:04:31Z | |
dc.date.available | 2016-07-20T15:04:31Z | |
dc.date.issued | 2008-03-03 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1922 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | This qualitative research was developed during the Specialization Course in Educational
Administration at UFSM with the objective of investigating the formation of the Visual Arts
educator considering the knowledge this professional has on educational policies, teacher
formation and educational administration and know the role of the Visual Arts teacher as a
member of this administration. The subjects were professors and students of the Visual Arts
Course, CAL/UFSM. The data collection was developed during the year of 2007 with
questionnaires, analysis of documents and field diary as instruments. The data were
interpreted according to the following categories: educational policies, educational
administration, teacher formation, which were discussed considering the theoretical
foundation selected to support the research. The reference is constituted by Barbosa (1998,
2002, 2006), Ferreira (2001), Libâneo (2004), Lück (2006), Pimentel (1999), Penna (2001,
2003), Rosa (2005). This study pointed that the subjects know about the existence of laws,
educational policies and administration, but just some of them really understand this
documents, showing that it is necessary to give more importance to these points during the graduation and even in the schools. It was also observed that there is difficulty of the student in relation to teaching. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Educador | por |
dc.subject | Formação inicial de professores | por |
dc.title | A formação do educador em artes visuais: um estudo de políticas públicas e gestão educacional e formação | por |
dc.title.alternative | The visual art educator formation: a study of educational policies – educational administration and formation | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa de cunho qualitativo realizada no curso de Especialização em Gestão
Educacional/CE/UFSM objetivou investigar a formação do professor de Artes Visuais,
visando o conhecimento que o mesmo tem a respeito das Políticas Públicas, Formação
Docente e Gestão Educacional e conhecer o papel do docente de Artes Visuais como
membro dessa gestão. Foram sujeitos professores e alunos, formados e em estágio, do
curso de Artes Visuais – Licenciatura Plena em Desenho e Plástica, do Centro de Artes e
Letras/CAL/UFSM. A coleta de dados foi realizada durante o ano de 2007. Os instrumentos
usados foram o questionário, a análise documental e o diário de campo. Os dados coletados
foram interpretados de acordo com as seguintes categorias: políticas públicas, gestão
educacional, formação docente, sendo discutidos com base no referencial teórico que
permeou a investigação. Os referenciais básicos foram: Barbosa (1998, 2002, 2006),
Ferreira (2001), Libâneo (2004), Lück (2006), Pimentel (1999), Penna (2001, 2003), Rosa
(2005). Este estudo apontou que os sujeitos sabem da existência de Leis, Políticas Públicas
e da Gestão, mas poucos têm clareza e entendimento sobre elas, além dos conhecimentos
da práxis artística e educacional, ficando claro que deve ser dada uma ênfase maior durante
a graduação e nas próprias escolas a respeito das Políticas e da Gestão Educacional.
Percebeu-se que ainda é muito presente a dificuldade do aluno/estagiário em exercer a
docência. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |