Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuterres, Clovis Renan Jacques
dc.creatorGerhardt, Márcia Lenir
dc.date.accessioned2016-07-20T15:04:31Z
dc.date.available2016-07-20T15:04:31Z
dc.date.issued2008-03-03
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1922
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.por
dc.description.abstractThis qualitative research was developed during the Specialization Course in Educational Administration at UFSM with the objective of investigating the formation of the Visual Arts educator considering the knowledge this professional has on educational policies, teacher formation and educational administration and know the role of the Visual Arts teacher as a member of this administration. The subjects were professors and students of the Visual Arts Course, CAL/UFSM. The data collection was developed during the year of 2007 with questionnaires, analysis of documents and field diary as instruments. The data were interpreted according to the following categories: educational policies, educational administration, teacher formation, which were discussed considering the theoretical foundation selected to support the research. The reference is constituted by Barbosa (1998, 2002, 2006), Ferreira (2001), Libâneo (2004), Lück (2006), Pimentel (1999), Penna (2001, 2003), Rosa (2005). This study pointed that the subjects know about the existence of laws, educational policies and administration, but just some of them really understand this documents, showing that it is necessary to give more importance to these points during the graduation and even in the schools. It was also observed that there is difficulty of the student in relation to teaching.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectArtepor
dc.subjectEducadorpor
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.titleA formação do educador em artes visuais: um estudo de políticas públicas e gestão educacional e formaçãopor
dc.title.alternativeThe visual art educator formation: a study of educational policies – educational administration and formationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa de cunho qualitativo realizada no curso de Especialização em Gestão Educacional/CE/UFSM objetivou investigar a formação do professor de Artes Visuais, visando o conhecimento que o mesmo tem a respeito das Políticas Públicas, Formação Docente e Gestão Educacional e conhecer o papel do docente de Artes Visuais como membro dessa gestão. Foram sujeitos professores e alunos, formados e em estágio, do curso de Artes Visuais – Licenciatura Plena em Desenho e Plástica, do Centro de Artes e Letras/CAL/UFSM. A coleta de dados foi realizada durante o ano de 2007. Os instrumentos usados foram o questionário, a análise documental e o diário de campo. Os dados coletados foram interpretados de acordo com as seguintes categorias: políticas públicas, gestão educacional, formação docente, sendo discutidos com base no referencial teórico que permeou a investigação. Os referenciais básicos foram: Barbosa (1998, 2002, 2006), Ferreira (2001), Libâneo (2004), Lück (2006), Pimentel (1999), Penna (2001, 2003), Rosa (2005). Este estudo apontou que os sujeitos sabem da existência de Leis, Políticas Públicas e da Gestão, mas poucos têm clareza e entendimento sobre elas, além dos conhecimentos da práxis artística e educacional, ficando claro que deve ser dada uma ênfase maior durante a graduação e nas próprias escolas a respeito das Políticas e da Gestão Educacional. Percebeu-se que ainda é muito presente a dificuldade do aluno/estagiário em exercer a docência.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples