Bullying: uma brincadeira sem graça no contexto escolar - desafios para a gestão escolar
Fecha
2015-11-28Autor
Ferreira, Cádia Carolina Morosetti
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente monografia, pré-requisito para a conclusão do curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD da Universidade Federal de Santa Maria e problematizou sobre as concepções e as práticas dos gestores, onde foi possível compreender o que significa e como se manifesta o bullying no ambiente escolar. Objetiva compreender e investigar os desafios que a gestão escolar encontra para diagnosticar e combater o bullying em escolas da rede particular, pública federal e pública estadual de ensino. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva, do tipo estudo de caso, onde a coleta de dados ocorreu por meio de um questionário, com onze perguntas abertas, referentes ao bullying, visando apontar e combater essa violência dentro da escola. A partir das diversas indagações sobre o fenômeno bullying na escola, por vezes foi identificado pelos profissionais de educação como algo que faz parte do momento, outras vezes nem é identificado. Bullying é caracterizado por atos de violência física ou moral, com o objetivo de intimidar ou agredir, causando danos às suas vítimas. Costuma se espalhar silenciosamente entre os envolvidos devendo assim, haver mobilização dos gestores, além de investimento em capacitação, conscientização da comunidade escolar, fortalecimento de valores como a amizade, solidariedade e respeito.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: