dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Gattiboni, Lorena Dalcin | |
dc.date.accessioned | 2016-07-20T15:11:53Z | |
dc.date.available | 2016-07-20T15:11:53Z | |
dc.date.issued | 2008-02-25 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1923 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | This work developed in the Postgraduate in Educational Management, a
bibliographical study, objectified to understand the process of pertaining to school
management and verify as the school management cam make possible alternatives
to transform the nature of practical pedagogical ones, in order to develop the
emancipation and quality education area. This inquiry used estimated theoreticians
the principles of PAULO FREIRE (1987), DAMKE (1995), FREITAS (2001), LÜCK
(2006), and others. When investigated approaching the thematic one, we obtain a
bigger agreement in what is about problematic and liberating conception of the
education and on pertaining to school management. Having in mind the presented
particularities, this research glimpses that the educative actions cam be processed,
in search of new alternatives for the education inside of a context of democratic
management, through a problematic and liberating bias, in which the school
relevance is in educating for the exercise of the responsible citizenship, promoting
the participation of all citizens in the pertaining to school management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Emancipação | por |
dc.title | A concepção problematizadora e libertadora da educação e a gestão escolar: o desafio da realidade | por |
dc.title.alternative | Conception problem and liberator of the education and the pertaining to school management: the challeng of the reality | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este trabalho desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Gestão
Educacional, um estudo bibliográfico, objetivou compreender o processo de gestão
escolar e verificar como a gestão da escola pode viabilizar alternativas para
ressignificar a natureza das práticas pedagógicas de modo a potencializar uma
educação emancipatória e de qualidade. Esta investigação usou como pressupostos
teóricos os princípios de PAULO FREIRE (1987), DAMKE (1995), FREITAS (2001),
LÜCK (2006), entre outros. Ao abordarmos a temática investigada, conseguimos ter
um entendimento maior no que se trata de concepção problematizadora e
libertadora da educação e sobre gestão escolar. Tendo em vista as particularidades
apresentadas, esta pesquisa vislumbra que as ações educativas possam ser
ressignificadas, em busca de novas alternativas para a educação, dentro de um
contexto de Gestão Democrática, através de um viés problematizador e libertador,
no qual a relevância da escola está em educar para o exercício da cidadania
responsável, promovendo a participação de todos os sujeitos na gestão escolar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |