Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMousquer, Maria Elizabete Londero
dc.creatorPellegrin, Glória Janini de
dc.date.accessioned2020-01-02T12:28:16Z
dc.date.available2020-01-02T12:28:16Z
dc.date.issued2015-11-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19250
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015por
dc.description.abstractThe subject of this study is "Participatory Management" and aims to reflect on the Class Council as an instrument of participation in schools, guaranteed by the Democratic Management. The problem of this study questions the role of the Board of class as an instrument of participation in basic education schools. This study was conducted through qualitative research literature nature, in which it sought subsidies with renowned authors such as Golden and Duarte (2001), Gemerasca and Gandin (2002), Libâneo (2004), authors these which greatly contributed to the enrichment of study . Among the findings, it was understood that it is necessary to rethink the teaching-learning process, taking as its starting point the greater involvement of parents, students, teachers and managers, where everyone participates in decision making in the search for better quality education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão participativapor
dc.subjectConselho de classepor
dc.subjectQualidade de ensinopor
dc.subjectParticipative managementeng
dc.subjectClass councileng
dc.subjectTeaching qualityeng
dc.titleO conselho de classe participativo como uma alternativa na gestão democráticapor
dc.title.alternativeThe class council participatory as an alternative in the democratic managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO tema abordado no presente estudo é “Gestão Participativa” e tem como objetivo refletir sobre o Conselho de Classe enquanto instrumento de participação nas escolas, assegurado pela Gestão Democrática. A problemática deste estudo questiona o papel do Conselho de Classe enquanto instrumento de participação nas escolas de educação básica. Este estudo foi realizado através da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, no qual se buscou subsídios com autores renomados como Dourado e Duarte (2001), Gemerasca e Gandin (2002), Libâneo (2004), autores estes que muito contribuíram para o enriquecimento do estudo. Entre as conclusões, compreendeu-se que se faz necessário repensar o processo ensino-aprendizagem, tendo como ponto de partida o envolvimento maior dos pais, alunos, professores e gestores, onde todos participam das tomadas de decisões para a busca de uma melhor qualidade do ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto