dc.contributor.advisor | Mousquer, Maria Elizabete Londero | |
dc.creator | Pellegrin, Glória Janini de | |
dc.date.accessioned | 2020-01-02T12:28:16Z | |
dc.date.available | 2020-01-02T12:28:16Z | |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19250 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015 | por |
dc.description.abstract | The subject of this study is "Participatory Management" and aims to reflect on the
Class Council as an instrument of participation in schools, guaranteed by the
Democratic Management. The problem of this study questions the role of the Board
of class as an instrument of participation in basic education schools. This study was
conducted through qualitative research literature nature, in which it sought subsidies
with renowned authors such as Golden and Duarte (2001), Gemerasca and Gandin
(2002), Libâneo (2004), authors these which greatly contributed to the enrichment of
study . Among the findings, it was understood that it is necessary to rethink the
teaching-learning process, taking as its starting point the greater involvement of
parents, students, teachers and managers, where everyone participates in decision
making in the search for better quality education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão participativa | por |
dc.subject | Conselho de classe | por |
dc.subject | Qualidade de ensino | por |
dc.subject | Participative management | eng |
dc.subject | Class council | eng |
dc.subject | Teaching quality | eng |
dc.title | O conselho de classe participativo como uma alternativa na gestão democrática | por |
dc.title.alternative | The class council participatory as an alternative in the democratic management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O tema abordado no presente estudo é “Gestão Participativa” e tem como objetivo
refletir sobre o Conselho de Classe enquanto instrumento de participação nas
escolas, assegurado pela Gestão Democrática. A problemática deste estudo
questiona o papel do Conselho de Classe enquanto instrumento de participação nas
escolas de educação básica. Este estudo foi realizado através da pesquisa
qualitativa de cunho bibliográfico, no qual se buscou subsídios com autores
renomados como Dourado e Duarte (2001), Gemerasca e Gandin (2002), Libâneo
(2004), autores estes que muito contribuíram para o enriquecimento do estudo.
Entre as conclusões, compreendeu-se que se faz necessário repensar o processo
ensino-aprendizagem, tendo como ponto de partida o envolvimento maior dos pais,
alunos, professores e gestores, onde todos participam das tomadas de decisões
para a busca de uma melhor qualidade do ensino. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |