Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKatzer, Juliana Izabel
dc.creatorFrighetto, Glênio Luis
dc.date.accessioned2020-01-03T14:58:16Z
dc.date.available2020-01-03T14:58:16Z
dc.date.issued2015-02-21
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19264
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis study addressed as its theme unidocencia in Physical Education in the Early Years, which aims to analyze the didactic and the contents used by teachers regents in class Physical Education in the Early Years. The present study arose because the professional physical education it says better prepared to teaching this discipline against thereof was analyzed didactic and content used by regents to their classes. This study was characterized by a qualitative study, with case study. The collaborators of the study were five teachers regents the only state city school. Were used as instruments for data collection the questionnaires answered by the regents . Were observed two categories (Didactic, Education and Society) and four subcategories (Planning , Content , vision regents teachers for physical education teacher , school without the teacher of Physical Education in Early Years). The results were: the teachers have difficulties in planning of the contents in relation to learning difficulties, and the proper instructional sequence for each age group. As a result end up falling into the routine with activities that no longer arouse much attention in students and also do not add much learning. The regents cite little experience about the Physical Education in their training or even lack of continuing education. Therefore comes the call by Professor of Physical Education act at this stage.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectConteúdospor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectProfessor regentepor
dc.subjectProfessor de educação físicapor
dc.subjectDidacticismeng
dc.subjectContentseng
dc.subjectPlanningeng
dc.subjectTeacher regenteng
dc.subjectPhysical education teachereng
dc.titleA unidocência na educação física nos anos iniciaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmeira das Missões, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho abordou como tema a unidocencia na Educação Física nos Anos Iniciais, que teve como objetivo analisar a didática e os conteúdos utilizados pelas professoras regentes nas aulas de Educação Física nos Anos Iniciais. O presente estudo surgiu em virtude que o profissional de Educação Física se diz melhor preparado para ministrar esta disciplina, diante disso foram analisados a didática e os conteúdos que as regentes utilizam para as suas aulas. Este estudo caracterizou-se por um estudo qualitativo, com estudo de caso. As colaboradoras do estudo foram cinco professoras regentes na única escola estadual do município de Pinhal. Foram utilizados como instrumentos para a coleta dos dados os questionários respondidos pelas regentes. Foram evidenciadas duas categorias (Didática, Educação e Sociedade) e quatro subcategorias (Planejamento, Conteúdos, Visão das professoras regentes para o professor de Educação Física, Escola sem o professor de Educação Física nos Anos Iniciais). Os resultados foram: as professoras sentem dificuldades no planejamento dos conteúdos em relação às dificuldades de aprendizagem e a uma sequência didática correta para cada faixa etária. Em virtude disso acabam caindo na rotina com atividades que já não despertam tanta atenção nos alunos e também não agregam muita aprendizagem. As regentes citaram pouca experiência sobre Educação Física em sua formação ou até falta de formação continuada. Portanto, surge o apelo pelo Professor de Educação Física atuar nesta etapa do ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto