dc.contributor.advisor | Katzer, Juliana Izabel | |
dc.creator | Flôres, Fábio Saraiva | |
dc.date.accessioned | 2020-01-03T15:55:23Z | |
dc.date.available | 2020-01-03T15:55:23Z | |
dc.date.issued | 2015-02-27 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19265 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | Learning is a process of changes in which individuals evolve from rudimentary stages to stages more specialized, showing, over time, better conditions to perform motor skills. The attention is an important factor in this process. Specifically, attention can be directed to body movements or on the effects of our movements on the environment. Evidence shows that increasing the distance between the focus of attention and body movements (distal focus), can enhance the acquisition of motor skills. The aim of this study was to investigate the effects of different types of focus of attention in learning a penalty kick in children. Twenty-nine children with a mean age of 6,12±0,4 years participated in the study, which were randomly assigned into four groups (proximal external focus, distal external focus in target, distal external focus in goalkeeper and control). Participants performed a trial to pre-test, followed by 20 trials in the acquisition phase. On the following day, five trials were performed in the retention and transfer test, separately in each phase. The results showed high accuracy in kicking for the distal external focus in target on retention (p=0,003) and transfer (p=0,011) tests, compared to the proximal external focus of attention and control. The findings demonstrate that instructions inducing distal external focus of attention can increase learning of sports skills in children. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Motor learning | eng |
dc.subject | Attention | eng |
dc.subject | Child | eng |
dc.subject | Aprendizagem motora | por |
dc.subject | Atenção | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.title | Efeitos do foco de atenção na aprendizagem em uma tarefa do futsal | por |
dc.title.alternative | Effects of focus of attention on the learning of a soccer indoor task | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | A aprendizagem é um processo de mudanças no qual indivíduos evoluem de estágios rudimentares para estágios mais especializados, apresentando ao longo do tempo melhores condições de desempenhar habilidades motoras. A atenção é um importante fator neste processo. Mais especificamente, a atenção pode ser direcionada aos movimentos corporais, ou aos efeitos dos movimentos no ambiente. Evidências mostram que o aumento da distância entre o foco de atenção e os movimentos corporais (foco distante), pode potencializar a aquisição de habilidades motoras. O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos de diferentes tipos de foco de atenção na aprendizagem de uma tarefa de chute a gol do futsal em crianças. Participaram 29 crianças, com idade média de 6,12±0,4 anos, distribuídos aleatoriamente em quatro grupos (foco de atenção externo próximo, foco de atenção externo distante alvo, foco externo distante goleiro e grupo sem indução de foco). Os participantes realizaram uma tentativa de pré-teste, seguidas por 20 tentativas na fase de aquisição. No dia subsequente, realizaram cinco tentativas na fase de retenção e cinco tentativas na fase de transferência. Os resultados mostraram grande precisão na habilidade de chute no futsal para o grupo que foi induzido ao foco externo distante no alvo, em comparação ao foco externo próximo e ao controle, nas fases de retenção (p=0,003) e transferência (p=0,011). Conclui-se que instruções induzindo foco externo distante de atenção podem aumentar os níveis de aprendizagem de habilidades esportivas de crianças. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |