Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorQuadros, Cláudia Terezinha
dc.creatorSantos, Luis Gustavo Ramos dos
dc.date.accessioned2020-01-06T11:02:39Z
dc.date.available2020-01-06T11:02:39Z
dc.date.issued2015-02-21
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19268
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPedagogospor
dc.titleImportância da educação física na educação infantil na visão dos pedagogospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a pesquisa realizada com pedagogos atuantes na Educação Infantil, no ensino público do município de Ivoti/RS. O objetivo principal foi identificar a visão dos pedagogos a respeito da importância da Educação Física estar presente na Educação Infantil. A pesquisa caracteriza-se como sendo de caráter qualitativo, exploratório com estudo de caso. O instrumento utilizado foi um questionário com oito perguntas abertas e mistas, sendo que em sua parte fechada, eram predominantemente dicotômicas. Foi percebido que existe um consciente coletivo que “aprova” a presença de mais este profissional no ambiente da Educação Infantil, porém, assim como existe o reconhecimento, ainda não há um conceito claro que corresponda à ação desta disciplina no contexto pesquisado, uma vez que se percebeu um julgamento equivocado em alguns momentos, levando a crer que os sujeitos da pesquisa entendem a Educação Física na Educação Infantil, muitas vezes, como mera reprodução de movimentos estereotipados, semelhante ao que ocorre no processo adotado por escolinhas desportivas. Faz-se então necessário um trabalho de constante reafirmação da importância desta disciplina, assim como muitas outras, no contexto das escolas infantis e a elaboração, ou o esclarecimento da sua real função neste espaço.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto