dc.contributor.advisor | Zanella, Ângela Kemel | |
dc.creator | Silva, Meire Corrêa da | |
dc.date.accessioned | 2020-01-06T11:32:52Z | |
dc.date.available | 2020-01-06T11:32:52Z | |
dc.date.issued | 2015-02-21 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19269 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física adaptada | por |
dc.subject | Espectro autista | por |
dc.subject | Movimento humano | por |
dc.title | Autismo: estudo de caso, problematizando as questões do movimento humano | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Quaraí, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho caracterizou-se por um estudo de caso de natureza descritiva e de abordagem qualitativa. Esta pesquisa tem como objetivo observar o desempenho e desenvolvimento de um menino de 12 anos com espectro autista e problematizar os avanços e dificuldades do mesmo em relação à Educação Física Adaptada. Foi planejado a partir de inquietações acerca da educação inclusiva mais especificamente a educação de crianças com Espectro Autista. Nesse sentido, buscou-se fazer uma relação entre a Educação Física e a Educação Especial ao aplicar atividades de movimento humano na sala de recursos de uma Escola Municipal. Ao descrever as atividades realizo avaliação que foi realizada levando em consideração suas possibilidades e suas potencialidades, possíveis ou não de ser realizadas pelo aluno. Foram analisados os aspectos motores e cognitivos. As atividades foram realizadas em cinco momentos no atendimento educacional especializado (AEE), na sala de recursos com os temas: Esquema Corporal – Consciência Corporal (partes), Esquema Corporal – Consciência Corporal (sensações), Esquema Corporal – Equilíbrio, Coordenação Motora – fina e Coordenação Motora – ampla. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |