Reflexões sobre os conselhos escolares como estratégias de gestão democrática
Resumo
Com este trabalho objetiva-se a realização de uma análise mais aprofundada do
tema: gestão democrática e conselhos escolares. Almeja-se proporcionar ao leitor
uma ponderação quanto ao papel do gestor escolar e dos órgãos colegiados como
os Conselhos Escolares, Círculos de Pais e Mestres, Grêmios Estudantis no que se
refere a teoria e prática, as suas competência diante das situações problemas e
mudanças no setor educacional. A proposta deste trabalho referencia o
compromisso e também o desafio da auxiliar na implantação de uma gestão
democrática nas escolas públicas, em especial na Escola de Ensino Fundamental
Professora Cândida Zasso, localizada no município de Nova Palma, RS. O método
utilizado empregou a abordagem qualitativa e a pesquisa bibliográfica. Pois somente
assim pode-se responder ao questionamento objeto deste trabalho: de que forma os
conselhos escolares e órgãos colegiados podem contribuir para uma gestão
democrática na escola? Observa-se que a implantação da gestão democrática nas
escolas brasileiras ainda não é uma realidade, mas que essa efetivação pode ser
alcançada se a escola abrir suas portas para a participação da comunidade na
elaboração de seus objetivos, metas, na reflexão dos conteúdos e definição de que
escola se quer.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]