A organização de cantos temáticos de brincadeira na educação infantil: uma nova proposta para o brincar
Resumen
Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso que objetivou ressignificar o brincar de uma escola de educação infantil através da proposta de organização de cantos temáticos de brincadeira. Os dados foram coletados através de questionários organizados com questões abertas e fechadas a fim de compreender como os educadores (professores e atendentes) trabalham com o brincar. Ao longo da discussão, refletiu-se sobre como os cantos temáticos de brincadeira qualificam o ato de brincar. Retoma-se a história da educação infantil no Brasil desde o viés assistencialista praticado com a educação popular até a atual concepção preocupada com o desenvolvimento global das crianças. Ressaltam-se critérios que demonstram a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Analisam-se as concepções dos educadores acerca do mesmo, buscando entender o contexto em que ele acontece. E, por final, apresenta-se uma proposta para este fazer na escola pesquisada como forma de ressignificá-lo baseada nos cantos temáticos de brincadeira.
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