dc.contributor.advisor | Trevisan, Tatiana Valéria | |
dc.creator | Gheller, Aline Bongiorno | |
dc.date.accessioned | 2016-07-21T13:21:52Z | |
dc.date.available | 2016-07-21T13:21:52Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1927 | |
dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | From the theoretical perspective, this work comes to offer a reflection about the
education reform in under the state’s reform. This for understand the actual politics
and educational appointment and consequentely the process in which the training
from the teachers get the centrality for its estrategic dimmention for up the education
quality, as well the role and funtion from school in the students as subjects
processors of their reallity, addition to emphasizing the importance that educators
take as tiggering from the learning process from the democratization of education,
or a quality education that everyone can access. Examining the social function from
the school are many considerations about the social changes occurring over the last
years in our society. It is through these changes, to understand the complex that
intitution in which no longer of reproductive knowledge for understand to take back a
commitment education analised with social changes in wich we find the reflexives
subjects, with real conditions to practice their participation and citizen,
knowledgeable of their rights and duties. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Sociedade | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Ensino de qualidade | por |
dc.title | Processo educativo: em busca de um novo fazer | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A partir da perspectiva teórica, o presente trabalho vem oferecer uma reflexão
sobre a reforma da educação no âmbito da reforma do Estado. Isto para
compreendermos a atual agenda política educacional e conseqüentemente o
processo, no qual a formação de professores ganha centralidade por sua dimensão
estratégica para elevar os padrões de qualidade da educação, bem como o papel e
a função da escola na constituição dos educandos como sujeitos transformadores de
sua realidade, além de ressaltar a importância que os educadores assumem como
desencadeadores do desejo de aprender. A escola passa ser apresentada como
instituição social responsável pelo desenvolvimento de processos de
democratização do ensino, ou seja, uma educação de qualidade que todos podem
ter acesso. Ao analisar a função social da escola, encontraremos considerações
sobre as inúmeras mudanças socioculturais ocorridas ao longo dos últimos anos em
nossa sociedade. Constatou-se que, através dessas mudanças, passa-se A
entender a complexidade dessa instituição, na qual deixa de ser reprodutora de
saberes para assumir o compromisso voltado a uma educação comprometida com
as mudanças sociais; nas quais encontraremos sujeitos reflexivos, com condições
reais de exercerem sua participação e cidadania, conhecedores de seus direitos e
deveres. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |