Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPrestes, Liliane Madruga
dc.creatorSalgado, Graciela da Silva
dc.date.accessioned2020-01-06T15:50:33Z
dc.date.available2020-01-06T15:50:33Z
dc.date.issued2016-09-24
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19294
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis research was developed during the course of Specialization in Teaching in Child Education, offered in 2014/2016, which had the objective of forming, at the level of specialization, teachers, coordinators, day care directors that integrate the children's education teams of the networks Public education, as well as to meet the vocational training demands of early childhood education spelled out in the Articulated Actions Plans (RAPs). The focus of the study was to investigate the conceptions and practices about teaching in Early Childhood Education that support continuing education, in particular, through the listening of teachers and the experiences carried out in the context of a school in the municipality of Cruz Alta - RS. In proposing the analysis, in particular, of the public policies for in-service teacher training in the context of Early Childhood Education, I looked for subsidies in the research conducted by Campos (2009), Kramer (1994, 2003, 2007), Oliveira . Regarding the methodology adopted, it was qualitative, including the participation of seven (07) educators who work in the context researched. At first, the participants were individually interviewed and later joined a focus group, with which five meetings were held one (01) per month from May to August, lasting one (1) hour each. In the course of the meetings, through the listening of the teachers I sought to investigate the conceptions that guide the pedagogical actions, in particular, regarding the spaces of continued formation in service. Based on the articulation of the data produced from the teachers' listening with the studies carried out during the course, I present the reflections made in order to point out subsidies for the improvement / resizing of the continuing education in service in the researched context.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectFormação continuada em serviçopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectContinuing education in serviceeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.titleFormação continuada em serviço na educação infantil: reflexões a partir da experiência realizada em Cruz Alta - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida no decorrer do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, ofertado em 2014/2016, o qual teve como objetivo formar, em nível de especialização, professores, coordenadores, diretores de creche que integram as equipes de educação infantil das redes públicas de ensino, bem como, atender as demandas de formação profissionais da educação infantil explicitadas nos Planos de Ações Articuladas (PAR). O foco do estudo foi investigar quais as concepções e práticas acerca da docência na Educação Infantil que embasam a formação continuada, em particular, a partir da escuta de docentes e das experiências realizadas no contexto de uma escola do município de Cruz Alta – RS. Ao propor a análise, em particular, das políticas públicas para a formação docente em serviço no contexto da Educação Infantil, busquei subsídios nas pesquisas realizadas por Campos (2009), Kramer (1994, 2003, 2007), Oliveira (2012), entre outros. Quanto a metodologia adotada, foi de cunho qualitativo, incluindo a participação de sete (07) educadoras que atuam no contexto pesquisado. Num primeiro momento, as participantes foram entrevistadas individualmente e, posteriormente, integraram um grupo focal, com o qual foram realizados cinco encontros um (01) por mês de maio a agosto com duração de 01(uma hora) cada. No decorrer dos encontros, através da escuta das docentes busquei investigar as concepções que pautam as ações pedagógicas, em particular, no que tange aos espaços de formação continuada em serviço. A partir da articulação dos dados produzidos a partir da escuta das docentes com os estudos realizados no decorrer do Curso apresento as reflexões realizadas visando apontar subsídios para o aprimoramento/redimensionamento da formação continuada em serviço no contexto pesquisado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto