A formação continuada e o desenvolvimento da identidade profissional do professor de Ronda Alta/RS
Resumo
A presente pesquisa realizada com os professores da rede municipal de ensino do Município
de Ronda Alta/RS, tendo como Tema: Formação Continuada de Professores, desenvolvida a
partir de um referencial teórico e a aplicação de um questionário entre os professores da
escola, se caracteriza como um Estudo de Caso, modelo de investigação qualitativa e teve
como objetivo principal compreender as necessidades de formação dos professores da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Mem de Sá do Município de Ronda Alta, para a oferta de
uma formação continuada adequada, que implique em formação permanente dos professores e
contribua para a melhoria na qualidade da educação oferecida. A pesquisa revela que se faz
necessário uma nova forma de concepção da formação continuada de professores, levando-se
em conta a escola, o campo de ação dos professores como o espaço de qualificação
profissional primordial para a construção permanente dos professores e precisa ser assumida
como compromisso de todos os professores que participam dela, pois a formação atual não
efetiva mudança na prática dos professores. A formação continuada de professores precisa ser
pensada a partir do lócus privilegiado que é a escola, visto que a escola serve de contexto de
formação de novos conhecimentos acerca da necessidade de formação real dos sujeitos
envolvidos num processo formativo permanente, que deve ser constituído por toda vida
profissional docente. A prática da reflexidade sobre a prática profissional docente precisa
acontecer no coletivo da instituição escola para que as mudanças educacionais pretendidas
aconteçam e a melhoria da educação se efetive.
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