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dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorRomani, Claudete Beatris
dc.date.accessioned2020-01-07T14:24:12Z
dc.date.available2020-01-07T14:24:12Z
dc.date.issued2016-08-26
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19306
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis survey of teachers of municipal schools in the Municipality of Ronda Alta/RS, with the theme: Continuing Teacher Training, developed from a theoretical framework and the application of a questionnaire among school teachers, is characterized as a study Case, model of qualitative research and aimed to understand the training needs of teachers of Municipal Elementary School Mem de Sá Ronda Alta county, for the provision of adequate continuing education, which implies ongoing training of teachers and contribute to improving the quality of education offered. The research shows that it is necessary a new way to design the continued teacher training, taking into account the school, the teachers of the playing field as the primary professional training space for the permanent construction of teachers and needs to be taken as commitment of all teachers who participate in it, because the current training is not effective change in the practice of teachers. The continuing education of teachers needs to be considered from the privileged place that is the school, as the school serves as a training context of new knowledge about the need for real training of the subjects involved in an ongoing training process, which shall consist of all teaching professional life. The practice of reflexivity on teacher professional practice needs to happen in public school institution so that the desired educational changes happen and improving education becomes effective.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectReflexidadepor
dc.subjectLócuspor
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectReflexivityeng
dc.titleA formação continuada e o desenvolvimento da identidade profissional do professor de Ronda Alta/RSpor
dc.title.alternativeA continuing education and identity development of vocational teacher Ronda Alta/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão da Educação Municipal, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa realizada com os professores da rede municipal de ensino do Município de Ronda Alta/RS, tendo como Tema: Formação Continuada de Professores, desenvolvida a partir de um referencial teórico e a aplicação de um questionário entre os professores da escola, se caracteriza como um Estudo de Caso, modelo de investigação qualitativa e teve como objetivo principal compreender as necessidades de formação dos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mem de Sá do Município de Ronda Alta, para a oferta de uma formação continuada adequada, que implique em formação permanente dos professores e contribua para a melhoria na qualidade da educação oferecida. A pesquisa revela que se faz necessário uma nova forma de concepção da formação continuada de professores, levando-se em conta a escola, o campo de ação dos professores como o espaço de qualificação profissional primordial para a construção permanente dos professores e precisa ser assumida como compromisso de todos os professores que participam dela, pois a formação atual não efetiva mudança na prática dos professores. A formação continuada de professores precisa ser pensada a partir do lócus privilegiado que é a escola, visto que a escola serve de contexto de formação de novos conhecimentos acerca da necessidade de formação real dos sujeitos envolvidos num processo formativo permanente, que deve ser constituído por toda vida profissional docente. A prática da reflexidade sobre a prática profissional docente precisa acontecer no coletivo da instituição escola para que as mudanças educacionais pretendidas aconteçam e a melhoria da educação se efetive.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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