dc.contributor.advisor | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.creator | Romani, Claudete Beatris | |
dc.date.accessioned | 2020-01-07T14:24:12Z | |
dc.date.available | 2020-01-07T14:24:12Z | |
dc.date.issued | 2016-08-26 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19306 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This survey of teachers of municipal schools in the Municipality of Ronda Alta/RS, with the
theme: Continuing Teacher Training, developed from a theoretical framework and the
application of a questionnaire among school teachers, is characterized as a study Case, model
of qualitative research and aimed to understand the training needs of teachers of Municipal
Elementary School Mem de Sá Ronda Alta county, for the provision of adequate continuing
education, which implies ongoing training of teachers and contribute to improving the quality
of education offered. The research shows that it is necessary a new way to design the
continued teacher training, taking into account the school, the teachers of the playing field as
the primary professional training space for the permanent construction of teachers and needs
to be taken as commitment of all teachers who participate in it, because the current training is
not effective change in the practice of teachers. The continuing education of teachers needs to
be considered from the privileged place that is the school, as the school serves as a training
context of new knowledge about the need for real training of the subjects involved in an
ongoing training process, which shall consist of all teaching professional life. The practice of
reflexivity on teacher professional practice needs to happen in public school institution so that
the desired educational changes happen and improving education becomes effective. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.subject | Reflexidade | por |
dc.subject | Lócus | por |
dc.subject | Continuing education | eng |
dc.subject | Teacher | eng |
dc.subject | Reflexivity | eng |
dc.title | A formação continuada e o desenvolvimento da identidade profissional do professor de Ronda Alta/RS | por |
dc.title.alternative | A continuing education and identity development of vocational teacher Ronda Alta/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão da Educação Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa realizada com os professores da rede municipal de ensino do Município
de Ronda Alta/RS, tendo como Tema: Formação Continuada de Professores, desenvolvida a
partir de um referencial teórico e a aplicação de um questionário entre os professores da
escola, se caracteriza como um Estudo de Caso, modelo de investigação qualitativa e teve
como objetivo principal compreender as necessidades de formação dos professores da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Mem de Sá do Município de Ronda Alta, para a oferta de
uma formação continuada adequada, que implique em formação permanente dos professores e
contribua para a melhoria na qualidade da educação oferecida. A pesquisa revela que se faz
necessário uma nova forma de concepção da formação continuada de professores, levando-se
em conta a escola, o campo de ação dos professores como o espaço de qualificação
profissional primordial para a construção permanente dos professores e precisa ser assumida
como compromisso de todos os professores que participam dela, pois a formação atual não
efetiva mudança na prática dos professores. A formação continuada de professores precisa ser
pensada a partir do lócus privilegiado que é a escola, visto que a escola serve de contexto de
formação de novos conhecimentos acerca da necessidade de formação real dos sujeitos
envolvidos num processo formativo permanente, que deve ser constituído por toda vida
profissional docente. A prática da reflexidade sobre a prática profissional docente precisa
acontecer no coletivo da instituição escola para que as mudanças educacionais pretendidas
aconteçam e a melhoria da educação se efetive. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |