A importância da pesquisa socioantropológica na construção curricular
Resumo
O grande desafio da educação é pensar uma educação para todos. Não basta o acesso e a permanência dos estudantes na escola. É preciso haver sucesso, é preciso haver aprendizagem. O objetivo deste trabalho é compreender o processo de construção curricular e do conhecimento, a partir do desvelamento da realidade local e de sua problematização, com base na gestão democrática, com vistas a uma aprendizagem significativa para a melhoria da qualidade da educação, através da realização de pesquisa socioantropológica. Construção curricular como movimento que deve mexer com a escola no sentido de valorizar o contexto local, a diversidade de conhecimentos trazidos pela criança, adolescente e jovem, num diálogo entre senso comum - ponto de partida do processo pedagógico - e conhecimento sistematizado. Um exercício político pedagógico que se viabiliza mediante a atuação dos sujeitos e da comunidade educativa. Faz-se necessário debater o que deve ser ensinado na escola e incorporar nos documentos curriculares e práticas educacionais os saberes dos grupos historicamente excluídos ou marginalizados contemplando a diversidade humana, social, cultural e econômica da sociedade, superando discriminações e efetivando a inclusão social.
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