A perspectiva democrática como possibilidade de atualização do conceito de administração escolar à luz do pensamento de Vitor Henrique Paro
Resumen
A busca por uma escola comprometida com o seu tempo traz o desafio da
relação entre escola e sociedade. Nesse sentido, essa pesquisa se baseia em
reflexões teóricas atuais sobre a administração escolar como parâmetro
compreensivo para repensar as práticas escolares. Por isso, o objetivo do presente
trabalho é analisar a possibilidade, à luz do pensamento de Paro, de uma
atualização do conceito de administração escolar sob a dimensão participativa. A
metodologia utilizada é de cunho bibliográfico e parte do manancial reflexivo de Paro
(1986, 1987, 2007, 2009, 2010) para uma análise compreensiva do tema. A
administração escolar, inspirada na dimensão participativa, enfoca essa pesquisa no
trabalho coletivo que assume o gestor, a fim de ampliar as possibilidades das
questões referentes ao espaço escolar. Nessa dimensão, em contraponto a uma
administração escolar voltada aos interesses capitalistas que resultam na rotinização
e burocratização das atividades no interior da escola, a referida pesquisa aponta
para a atuação do gestor na transformação da escola em um espaço intersubjetivo,
cujo alcance formativo implica na dimensão crítica da cidadania e sua transformação
social.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]