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dc.contributor.advisorLopes, Luis Felipe Dias
dc.creatorRubert, Adriane
dc.date.accessioned2020-01-08T11:15:59Z
dc.date.available2020-01-08T11:15:59Z
dc.date.issued2016-08-26
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19323
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe work addresses the issue of offer and the compulsory of basic education, specifically children‟s education, based on the legal marks expressed in the 1988 Constitution, in the Law of Guidelines and Bases of National Education, in the Children‟s and Adolescent Statute, as well as in the National and Municipal Education Plan. It makes an analysis and description from the case study and data collect, in relation to the offering and expansion of children‟s education in Nova Ramada. It also considers the mandatory of offering and frequency in the age group of 4 and 5 years and the need for implantation of daycare for children of 0 to 3 years, as well as the difficulties that managers are facing in relation to the funds transferred from Fundeb, the payroll, the maintenance of the structure and little demand presented in relation to existing demand in children‟s education – daycare.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMarcos legaispor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectNova Ramadapor
dc.subjectLegal markeng
dc.subjectChildren's educationeng
dc.titleEducação infantil e poder público: a oferta em Nova Ramada - RSpor
dc.title.alternativeChildren’s education and public power: the offer in Nova Ramada - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão da Educação Municipal, EaDpor
dc.description.resumoO trabalho aborda a questão da oferta e a obrigatoriedade da educação básica, mais especificamente a educação infantil, tendo como base os marcos legais expressos na Constituição de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como no Plano Nacional e Municipal de Educação. Faz uma análise e descrição, a partir do estudo de caso e da coleta de dados, em relação ao oferecimento e expansão da educação infantil no município de Nova Ramada. Também considera a obrigatoriedade do oferecimento e frequência na faixa etária dos 4 e 5 anos e a necessidade de implantação de creche para crianças de 0 a 3 anos, bem como as dificuldades que os gestores estão enfrentando em relação ao repasse de recursos do Fundeb, a folha de pagamento, a manutenção da estrutura e a pouca demanda apresentada em relação a demanda existente na educação infantil – creche.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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