dc.contributor.advisor | Segat, Taciana Camera | |
dc.creator | Rocha, Gabriele de Andrade | |
dc.date.accessioned | 2020-01-08T11:49:45Z | |
dc.date.available | 2020-01-08T11:49:45Z | |
dc.date.issued | 2016-02-18 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19325 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This study aims to investigate the construction processes of educational planning through the qualitative approach participatory research of Early Childhood Education Unit called Ipê Amarelo at Universidade Federal de Santa Maria. In this work the data collection was done through documentary surveys and semi-structured interviews with members of the Unit. In this way, research has three guiding principles for the analysis: how is the process of building and exchange between the management team and teachers during planning; what the considerations that the management team attributes are and finally which conceptions about the planning for the management team of the unit. At last, are shown some considerations from this research, which presents reflections about how is the unit planning, as well as some notes considered relevant for the occurrence of a new cycle of change in the construction process of a pedagogical planning as well as some significant aspects of planning and School Management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Planejamento | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Planning | eng |
dc.subject | Child education | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | Os processos de planejamento pedagógico na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo | por |
dc.title.alternative | The pedagogical planning process in Early Childhood Education Unit Ipê Amarelo | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Essa pesquisa tem a intencão de pesquisar, por meio da abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante, os processos da construção do planejamento pedagógico na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo da Universidade Federal de Santa Maria. Nesse trabalho, a coleta de dados foi feita por meio de pesquisas documentais e entrevistas semi-estruturadas com sujeitos integrantes da Unidade. Dessa forma, a pesquisa traz três eixos norteadores para a análise: como é feito o processo de construção e de troca, entre a equipe gestora e professores, durante o planejamento; quais as considerações que a equipe gestora atribuiu e quais as concepções acerca do planejamento para a equipe gestora da unidade. Por fim, trago algumas considerações construídas a partir dessa pesquisa, as quais apresentam reflexões acerca de como acontece o processo de construção do planejamento pedagógico na Unidade. Apresento, ainda, algumas considerações pertinentes para que haja um novo ciclo de mudança no processo de construção do planejamento pedagógico como também alguns aspectos significativos sobre planejamento e Gestão Escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |