Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSegat, Taciana Camera
dc.creatorRocha, Gabriele de Andrade
dc.date.accessioned2020-01-08T11:49:45Z
dc.date.available2020-01-08T11:49:45Z
dc.date.issued2016-02-18
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19325
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis study aims to investigate the construction processes of educational planning through the qualitative approach participatory research of Early Childhood Education Unit called Ipê Amarelo at Universidade Federal de Santa Maria. In this work the data collection was done through documentary surveys and semi-structured interviews with members of the Unit. In this way, research has three guiding principles for the analysis: how is the process of building and exchange between the management team and teachers during planning; what the considerations that the management team attributes are and finally which conceptions about the planning for the management team of the unit. At last, are shown some considerations from this research, which presents reflections about how is the unit planning, as well as some notes considered relevant for the occurrence of a new cycle of change in the construction process of a pedagogical planning as well as some significant aspects of planning and School Management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPlanningeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleOs processos de planejamento pedagógico na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelopor
dc.title.alternativeThe pedagogical planning process in Early Childhood Education Unit Ipê Amareloeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEssa pesquisa tem a intencão de pesquisar, por meio da abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante, os processos da construção do planejamento pedagógico na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo da Universidade Federal de Santa Maria. Nesse trabalho, a coleta de dados foi feita por meio de pesquisas documentais e entrevistas semi-estruturadas com sujeitos integrantes da Unidade. Dessa forma, a pesquisa traz três eixos norteadores para a análise: como é feito o processo de construção e de troca, entre a equipe gestora e professores, durante o planejamento; quais as considerações que a equipe gestora atribuiu e quais as concepções acerca do planejamento para a equipe gestora da unidade. Por fim, trago algumas considerações construídas a partir dessa pesquisa, as quais apresentam reflexões acerca de como acontece o processo de construção do planejamento pedagógico na Unidade. Apresento, ainda, algumas considerações pertinentes para que haja um novo ciclo de mudança no processo de construção do planejamento pedagógico como também alguns aspectos significativos sobre planejamento e Gestão Escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto