Gestão escolar e processos de inclusão na educação profissionalizante: um estudo de caso
Visualizar/ Abrir
Data
2015-11-27Autor
Sperb, Daniela Fabiane von Mühlen
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A sociedade brasileira depara-se constantemente com um cenário social que é fortemente
marcado pela desigualdade, que se concentra nos grupos minoritários. Entre os grupos
destacam-se as pessoas com deficiência que por vezes foram marginalizadas e sofreram os
reflexos de uma sociedade excludente. A partir deste cenário evidencia-se o tema central deste
estudo que é a Educação Inclusiva no Ensino Profissional. A metodologia utilizada foi
inicialmente a pesquisa bibliográfica para o entendimento acerca do tema. Em capítulo
específico, discorreu-se sobre as motivações acadêmicas e pessoais para a escrita deste
estudo. Por fim, aplicou-se um questionário ao público alvo delimitado para este trabalho,
sendo os gestores e professores do segundo ano do Curso Técnico em Informática do Colégio
Luterano Arthur Konrath da cidade de Estância Velha (RS). Esta monografia caracteriza-se
por estudo de caso. Após a coleta de dados aplicou-se a metodologia de análise de conteúdo
para identificar as percepções dos grupos de entrevistados diante da Educação Inclusiva para
o Ensino Técnico. A análise demonstra os resultados obtidos e destaca que há divergências de
entendimento entre os participantes. Salienta-se a falta de estrutura pedagógica para
atendimento do aluno com deficiência no ambiente escolar e o desafio de promover a efetiva
inclusão educacional, social e laboral deste grupo minoritário. Finalmente, apresentam-se as
considerações finais desta pesquisa e as referências utilizadas. O estudo aponta a necessidade
de que as atuais políticas de inclusão ofereçam subsídios, tanto em termos de formação quanto
materiais, recursos para que a gestão escolar possa efetivá-la de fato. Outro fator evidenciado
é a necessidade de que tais politicas busquem fomentar e intensificar as estratégias já
existentes que visam à articulação entre escola e mundo do trabalho a fim de que efetivamente
os egressos de tais cursos possam exercer com plenitudade suas potencialidades no âmbito
profissional.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: