Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPrestes, Liliane Madruga
dc.creatorSperb, Daniela Fabiane von Mühlen
dc.date.accessioned2020-01-08T12:07:35Z
dc.date.available2020-01-08T12:07:35Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19326
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractBrazilian society has frequently faced a social scene that is strongly remarked by an inequality, centered in the minority groups. From these groups, it is detached the people with deficiencies who have been put in the edge, suffering, for several times, the reflections of an excluding society. From this scene it is highlighted the central subject of this study, which is the Inclusive Education in the Professional Studies. The methodology initially used in here was the bibliographic research in means of reaching a better comprehension about the subject in work. The academic and personal motivations for this study to be written have been exposed in a specific chapter. For last, a questionnaire was performed among a parcel of a target public lined up for this work, being them the managers and teachers of the second year of the Informatics Technician Course from Colégio Luterano Arthur Konrath of Estância Velha City (RS). This monograph is characterized by a case study. After the data’s collection, the methodoly applied on it was the analysis of content in order to identify the perceptions of the interviewed groups in face of the Inclusive Education in the Professional Studies. The analysis shows the results taken and detaches the divergences of comprehension on the matter from the participants part. It is highlighted the missing of pedagogical structure to support the student with deficiency at school and the challenge of promoting the effective educational inclusion of this minority group. Finally it is shown the final considerations of this research and the references used in it. The study points out to the need of the current policies to offer subsidies, being in terms of knowledge construction or even in materials and resources to have the school managing working for real. Another underlined fact is the necessity that such policies find ways to foment and to intensify the strategies that already exist to make possible the articulation between the school and the Professional world in order to effectively have the students who conclude technician courses able to exercise their potentials in the professional area at their best.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscolarpor
dc.subjectPolíticaspor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectPolicieseng
dc.titleGestão escolar e processos de inclusão na educação profissionalizante: um estudo de casopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA sociedade brasileira depara-se constantemente com um cenário social que é fortemente marcado pela desigualdade, que se concentra nos grupos minoritários. Entre os grupos destacam-se as pessoas com deficiência que por vezes foram marginalizadas e sofreram os reflexos de uma sociedade excludente. A partir deste cenário evidencia-se o tema central deste estudo que é a Educação Inclusiva no Ensino Profissional. A metodologia utilizada foi inicialmente a pesquisa bibliográfica para o entendimento acerca do tema. Em capítulo específico, discorreu-se sobre as motivações acadêmicas e pessoais para a escrita deste estudo. Por fim, aplicou-se um questionário ao público alvo delimitado para este trabalho, sendo os gestores e professores do segundo ano do Curso Técnico em Informática do Colégio Luterano Arthur Konrath da cidade de Estância Velha (RS). Esta monografia caracteriza-se por estudo de caso. Após a coleta de dados aplicou-se a metodologia de análise de conteúdo para identificar as percepções dos grupos de entrevistados diante da Educação Inclusiva para o Ensino Técnico. A análise demonstra os resultados obtidos e destaca que há divergências de entendimento entre os participantes. Salienta-se a falta de estrutura pedagógica para atendimento do aluno com deficiência no ambiente escolar e o desafio de promover a efetiva inclusão educacional, social e laboral deste grupo minoritário. Finalmente, apresentam-se as considerações finais desta pesquisa e as referências utilizadas. O estudo aponta a necessidade de que as atuais políticas de inclusão ofereçam subsídios, tanto em termos de formação quanto materiais, recursos para que a gestão escolar possa efetivá-la de fato. Outro fator evidenciado é a necessidade de que tais politicas busquem fomentar e intensificar as estratégias já existentes que visam à articulação entre escola e mundo do trabalho a fim de que efetivamente os egressos de tais cursos possam exercer com plenitudade suas potencialidades no âmbito profissional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto