dc.contributor.advisor | Prestes, Liliane Madruga | |
dc.creator | Sperb, Daniela Fabiane von Mühlen | |
dc.date.accessioned | 2020-01-08T12:07:35Z | |
dc.date.available | 2020-01-08T12:07:35Z | |
dc.date.issued | 2015-11-27 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19326 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | Brazilian society has frequently faced a social scene that is strongly remarked by an inequality,
centered in the minority groups. From these groups, it is detached the people with deficiencies
who have been put in the edge, suffering, for several times, the reflections of an excluding
society. From this scene it is highlighted the central subject of this study, which is the
Inclusive Education in the Professional Studies. The methodology initially used in here was
the bibliographic research in means of reaching a better comprehension about the subject in
work. The academic and personal motivations for this study to be written have been exposed
in a specific chapter. For last, a questionnaire was performed among a parcel of a target public
lined up for this work, being them the managers and teachers of the second year of the Informatics
Technician Course from Colégio Luterano Arthur Konrath of Estância Velha City
(RS). This monograph is characterized by a case study. After the data’s collection, the
methodoly applied on it was the analysis of content in order to identify the perceptions of the
interviewed groups in face of the Inclusive Education in the Professional Studies. The analysis
shows the results taken and detaches the divergences of comprehension on the matter from
the participants part. It is highlighted the missing of pedagogical structure to support the student
with deficiency at school and the challenge of promoting the effective educational inclusion
of this minority group. Finally it is shown the final considerations of this research and the
references used in it. The study points out to the need of the current policies to offer subsidies,
being in terms of knowledge construction or even in materials and resources to have the
school managing working for real. Another underlined fact is the necessity that such policies
find ways to foment and to intensify the strategies that already exist to make possible the articulation
between the school and the Professional world in order to effectively have the students
who conclude technician courses able to exercise their potentials in the professional area at their best. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Escolar | por |
dc.subject | Políticas | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Policies | eng |
dc.title | Gestão escolar e processos de inclusão na educação profissionalizante: um estudo de caso | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A sociedade brasileira depara-se constantemente com um cenário social que é fortemente
marcado pela desigualdade, que se concentra nos grupos minoritários. Entre os grupos
destacam-se as pessoas com deficiência que por vezes foram marginalizadas e sofreram os
reflexos de uma sociedade excludente. A partir deste cenário evidencia-se o tema central deste
estudo que é a Educação Inclusiva no Ensino Profissional. A metodologia utilizada foi
inicialmente a pesquisa bibliográfica para o entendimento acerca do tema. Em capítulo
específico, discorreu-se sobre as motivações acadêmicas e pessoais para a escrita deste
estudo. Por fim, aplicou-se um questionário ao público alvo delimitado para este trabalho,
sendo os gestores e professores do segundo ano do Curso Técnico em Informática do Colégio
Luterano Arthur Konrath da cidade de Estância Velha (RS). Esta monografia caracteriza-se
por estudo de caso. Após a coleta de dados aplicou-se a metodologia de análise de conteúdo
para identificar as percepções dos grupos de entrevistados diante da Educação Inclusiva para
o Ensino Técnico. A análise demonstra os resultados obtidos e destaca que há divergências de
entendimento entre os participantes. Salienta-se a falta de estrutura pedagógica para
atendimento do aluno com deficiência no ambiente escolar e o desafio de promover a efetiva
inclusão educacional, social e laboral deste grupo minoritário. Finalmente, apresentam-se as
considerações finais desta pesquisa e as referências utilizadas. O estudo aponta a necessidade
de que as atuais políticas de inclusão ofereçam subsídios, tanto em termos de formação quanto
materiais, recursos para que a gestão escolar possa efetivá-la de fato. Outro fator evidenciado
é a necessidade de que tais politicas busquem fomentar e intensificar as estratégias já
existentes que visam à articulação entre escola e mundo do trabalho a fim de que efetivamente
os egressos de tais cursos possam exercer com plenitudade suas potencialidades no âmbito
profissional. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |