Projeto político pedagógico: a importância do papel do coordenador pedagógico na educação infantil
Abstract
Este trabalho versa sobre o Projeto Político Pedagógico de uma instituição de ensino específica, explicitando a importância da sua efetivação, a partir da prática diária do coordenador pedagógico. O objetivo maior é perceber que é possível ir além do comum, que é não efetivar o PPP, mas que há possibilidade de isso ocorrer se a instituição possuir um coordenador pedagógico responsável, o que possibilitou a percepção também, no decorrer do trabalho, é que é necessário reconhecer a função de cada segmento e a partir disso, cada um poderá participar de acordo com essa função na escola, ou seja, os pais, por exemplo, participarão exercendo a função de pais, professores, contribuindo de acordo com sua área, e assim consecutivamente. Os principais autores que embasaram esta pesquisa, foram: Lück (2009), Ferreira (2007), Veiga (2002), Placco (1994), entre outros. Para que se tornasse possível a verificação da realidade, foi utilizado como metodologia um estudo de caso em uma instituição de ensino de Educação Infantil “Criancinhas”, para tal, foi realizado um questionário com uma funcionária, duas professoras e a coordenadora pedagógica, este roteiro contém algumas perguntas sobre a construção e a efetivação do PPP nesta escola. Sendo que, a partir desta pesquisa, foi possível concluir que o PPP está entre os documentos importantes da gestão pedagógica, setor em que o responsável é o coordenador pedagógico, logo, o mesmo é efetivado se o coordenador pedagógico guiar para isso.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: