Articulação do Programa Mais Educação com o projeto político-pedagógico realidade de uma escola da rede estadual de Santa Cruz do Sul
Resumo
Esta pesquisa introduz um estudo sobre o Programa Mais Educação (PME) e o
Projeto político-pedagógico (PPP). Tem como objetivo identificar e compreender de
que modo o Programa Mais Educação se articula com o Projeto político-pedagógico
e as atividades pedagógicas da escola. No referencial teórico, partimos da ideia
pioneira de Educação Integral na concepção de Anísio Teixeira, além dos
fundamentos de Lück (2000, 2006), Veiga (2004) e Gadotti (2000) na perspectiva do
Projeto político-pedagógico. Em função disso, problematiza-se a união entre dois
pontos: será que a coerência entre o PME e PPP poderá interferir de modo
qualitativo na formação dos estudantes? A metodologia utilizada caracterizou-se por
uma abordagem qualitativa, no formato estudo de caso de uma escola da rede
pública de ensino do município de Santa Cruz do Sul/RS. Os sujeitos participantes
da pesquisa foram o diretor, seis professores responsáveis pelas oficinas ofertadas
e seis pais de alunos participantes do projeto. Os dados foram coletados através de
entrevistas semiestruturadas e também pela pesquisa documental realizada a partir
da análise da legislação específica e da proposta pedagógica. Os resultados
apontam que a Educação Integral no Brasil, a partir do Programa Mais Educação,
ainda é uma política pública em construção, de modo tímido, além de excludente.
Contudo, pode-se considerar que mesmo não encontrando uma articulação entre o
referido Programa e o PPP da escola, o PME demonstra ter aceitação na
comunidade escolar, cumprindo, pois o papel que se propõe: atender as crianças em
situação de vulnerabilidade, violência e acompanhamento e melhoria da
aprendizagem escolar.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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