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dc.contributor.advisorFelix, Glades Tereza
dc.creatorSimon, Fernanda Luiza
dc.date.accessioned2020-01-08T13:30:42Z
dc.date.available2020-01-08T13:30:42Z
dc.date.issued2016-02-24
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19329
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2016por
dc.description.abstractThis research introduces a study on the More Education Program (PME) and the political-pedagogical project (PPP). It aims to identify and understand how the More Education Program is linked to the political-pedagogical project and pedagogical activities of the school. In the theoretical framework, we start from the pioneering idea of Integral Education in conception of Anísio Teixeira, beyond the fundamentals of Lück (2000, 2006), Veiga (2004) and Gadotti (2000) the perspective of the politicalpedagogical project. As a result, it discusses the union between two points: Does the coherence between PME and PPP may interfere qualitatively in students' education? The methodology used was characterized by a qualitative approach, the format case study of a school of public schools in the municipality of Santa Cruz do Sul/RS. The subjects participants were the director, six teachers responsible for the offered workshops and six parents of students participating in the project. Data were collected through semi-structured interviews and also by documentary research carried out by analyzing the specific legislation and pedagogical proposal. The results show that the Integral Education in Brazil, from the More Education Program, a public policy is still under construction, timid way, as well as exclude. However, it may be considered that it does not finding a relationship between that program and the school PPP, the PME shows have acceptance in the school community, serving as the paper it is proposed: to assist children in vulnerable situations, violence and monitoring and improving the school learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrograma Mais Educaçãopor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectEducação integralpor
dc.subjectMore Education Programeng
dc.subjectPolitical-pedagogical projecteng
dc.subjectIntegral educationeng
dc.titleArticulação do Programa Mais Educação com o projeto político-pedagógico realidade de uma escola da rede estadual de Santa Cruz do Sulpor
dc.title.alternativeArticulation More Education Program with political-pedagogicalproject: reality of a school state network Santa Cruz do Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa introduz um estudo sobre o Programa Mais Educação (PME) e o Projeto político-pedagógico (PPP). Tem como objetivo identificar e compreender de que modo o Programa Mais Educação se articula com o Projeto político-pedagógico e as atividades pedagógicas da escola. No referencial teórico, partimos da ideia pioneira de Educação Integral na concepção de Anísio Teixeira, além dos fundamentos de Lück (2000, 2006), Veiga (2004) e Gadotti (2000) na perspectiva do Projeto político-pedagógico. Em função disso, problematiza-se a união entre dois pontos: será que a coerência entre o PME e PPP poderá interferir de modo qualitativo na formação dos estudantes? A metodologia utilizada caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, no formato estudo de caso de uma escola da rede pública de ensino do município de Santa Cruz do Sul/RS. Os sujeitos participantes da pesquisa foram o diretor, seis professores responsáveis pelas oficinas ofertadas e seis pais de alunos participantes do projeto. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e também pela pesquisa documental realizada a partir da análise da legislação específica e da proposta pedagógica. Os resultados apontam que a Educação Integral no Brasil, a partir do Programa Mais Educação, ainda é uma política pública em construção, de modo tímido, além de excludente. Contudo, pode-se considerar que mesmo não encontrando uma articulação entre o referido Programa e o PPP da escola, o PME demonstra ter aceitação na comunidade escolar, cumprindo, pois o papel que se propõe: atender as crianças em situação de vulnerabilidade, violência e acompanhamento e melhoria da aprendizagem escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [293]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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