dc.contributor.advisor | Felix, Glades Tereza | |
dc.creator | Simon, Fernanda Luiza | |
dc.date.accessioned | 2020-01-08T13:30:42Z | |
dc.date.available | 2020-01-08T13:30:42Z | |
dc.date.issued | 2016-02-24 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19329 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2016 | por |
dc.description.abstract | This research introduces a study on the More Education Program (PME) and the
political-pedagogical project (PPP). It aims to identify and understand how the More
Education Program is linked to the political-pedagogical project and pedagogical
activities of the school. In the theoretical framework, we start from the pioneering idea
of Integral Education in conception of Anísio Teixeira, beyond the fundamentals of
Lück (2000, 2006), Veiga (2004) and Gadotti (2000) the perspective of the politicalpedagogical
project. As a result, it discusses the union between two points: Does the
coherence between PME and PPP may interfere qualitatively in students'
education? The methodology used was characterized by a qualitative approach, the
format case study of a school of public schools in the municipality of Santa Cruz do
Sul/RS. The subjects participants were the director, six teachers responsible for the
offered workshops and six parents of students participating in the project. Data were
collected through semi-structured interviews and also by documentary research
carried out by analyzing the specific legislation and pedagogical proposal. The results
show that the Integral Education in Brazil, from the More Education Program, a public
policy is still under construction, timid way, as well as exclude. However, it may be
considered that it does not finding a relationship between that program and the
school PPP, the PME shows have acceptance in the school community, serving as
the paper it is proposed: to assist children in vulnerable situations, violence and monitoring and improving the school learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Programa Mais Educação | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Educação integral | por |
dc.subject | More Education Program | eng |
dc.subject | Political-pedagogical project | eng |
dc.subject | Integral education | eng |
dc.title | Articulação do Programa Mais Educação com o projeto político-pedagógico realidade de uma escola da rede estadual de Santa Cruz do Sul | por |
dc.title.alternative | Articulation More Education Program with political-pedagogicalproject: reality of a school state network Santa Cruz do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa introduz um estudo sobre o Programa Mais Educação (PME) e o
Projeto político-pedagógico (PPP). Tem como objetivo identificar e compreender de
que modo o Programa Mais Educação se articula com o Projeto político-pedagógico
e as atividades pedagógicas da escola. No referencial teórico, partimos da ideia
pioneira de Educação Integral na concepção de Anísio Teixeira, além dos
fundamentos de Lück (2000, 2006), Veiga (2004) e Gadotti (2000) na perspectiva do
Projeto político-pedagógico. Em função disso, problematiza-se a união entre dois
pontos: será que a coerência entre o PME e PPP poderá interferir de modo
qualitativo na formação dos estudantes? A metodologia utilizada caracterizou-se por
uma abordagem qualitativa, no formato estudo de caso de uma escola da rede
pública de ensino do município de Santa Cruz do Sul/RS. Os sujeitos participantes
da pesquisa foram o diretor, seis professores responsáveis pelas oficinas ofertadas
e seis pais de alunos participantes do projeto. Os dados foram coletados através de
entrevistas semiestruturadas e também pela pesquisa documental realizada a partir
da análise da legislação específica e da proposta pedagógica. Os resultados
apontam que a Educação Integral no Brasil, a partir do Programa Mais Educação,
ainda é uma política pública em construção, de modo tímido, além de excludente.
Contudo, pode-se considerar que mesmo não encontrando uma articulação entre o
referido Programa e o PPP da escola, o PME demonstra ter aceitação na
comunidade escolar, cumprindo, pois o papel que se propõe: atender as crianças em
situação de vulnerabilidade, violência e acompanhamento e melhoria da
aprendizagem escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |