Detecção de buracos em estradas: uma abordagem automatizada baseada na transformada Wavelet de Haar

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Data
2019-06-26Primeiro coorientador
Kozakevicius, Alice de Jesus
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Buracos em rodovias e estradas causam diversos tipos de transtornos aos usuários como desconforto
dos passageiros, dano aos componentes dos veículos e podem causar acidentes. No Brasil,
o último relatório da Confederação Nacional de Transportes (CNT), de 2018, apontou que 50%
dos 107.000 quilômetros de rodovias asfaltadas analisados no país foram classificadas como
regular, ruim ou péssima. Essa classificação é feita manualmente e é sujeita a erros ou aberta
a interpretações atreladas aos avaliadores. Infelizmente, esta situação não é muito diferente em
outros países. Na Índia, os buracos são grandes causadores de graves acidentes de trânsito.
Até os motoristas da Inglaterra sentem-se afetados pelos buracos nas estradas. Este trabalho
propõe um sistema automatizado para detecção de buracos nas estradas usando uma abordagem
wavelet em sinais de acelerômetro. O uso de acelerômetros para a detecção de buracos não é novidade.
Tipicamente, soluções que usam acelerômetros são baseadas em limiares, que indicam
a existência de buracos, e são manualmente calibrados. A desvantagem da calibração manual é
que ela é dependente de um observador expert para realizar um ajuste preciso. Como diferencial,
neste trabalho, a abordagem wavelet permite computar esses limiares de forma automática,
sem usar calibração manual. Foram realizados experimentos em ambientes controlado e real,
que confirmam a eficiência da solução proposta. Este é um importante passo na busca de um
processo de plena automatização para a detecção de buracos nas rodovias.
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