Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCardoso, Claire Delfini Viana
dc.creatorSilveira, Jardel
dc.date.accessioned2020-01-09T11:50:46Z
dc.date.available2020-01-09T11:50:46Z
dc.date.issued2016-08-26
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19335
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe environmental education theme should be inserted in the school environment seeking new methods using simple practices, such as the insertion of a school garden. The activities in have in relation to the environment and sustainability. This study aimed to show the current reality of schools in a town called Estrela Velha / RS in relation to projects that already existed and the possibility of resuming the implementation of the school garden. For the research we used the literature on environmental education, its integration in the school environment and the importance of the garden at school and the study through questionnaires and reports, to identify how many schools deployed, how many are still functioning, and to know what interest in resuming activities with the school garden, and it may point the benefits to students through this project. As the results, environmental education through school garden is part of the curriculum of three institutions, but in the period of this work two gardens were inactive and one garden did not stop completely. It was noticed that lack interest from municipal and school managers to provide for local schools to implement participatory and permanent educational projects, whose effectiveness has already been proven in many literatures and through so many positive arguments of those who have worked with the theme.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectHorta escolarpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectSchool gardeneng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.titleHorta escolar caminho para a sustentabilidadepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão da Educação Municipal, EaDpor
dc.description.resumoO tema educação ambiental deve ser inserido no ambiente escolar buscando novos métodos que utilizem de práticas simples, como a inserção de uma horta escolar. As atividades em uma horta escolar contribuem para a mudança de hábitos e atitudes dos alunos quanto à percepção que eles possuem em relação ao meio ambiente e a sustentabilidade. O presente trabalho teve como objetivo mostrar a realidade atual das escolas do município de Estrela Velha, RS em relação aos projetos que já existiam e a possibilidade de retomar a implantação da horta escolar. Para a realização da pesquisa foi utilizado o levantamento bibliográfico sobre educação ambiental, sua inserção no ambiente escolar e sobre a importância da horta na escola e o estudo através de questionários e relatórios, identificar quantas escolas implantaram, quantas ainda estão funcionando, além de saber qual o interesse em retomar as atividades com a horta escolar, podendo apontar os benefícios trazidos aos alunos através deste projeto. Conforme os resultados obtidos, a educação ambiental através da horta escola faz parte da estrutura curricular de três instituições, mas que no período da realização deste trabalho duas hortas estavam inativas e uma não parou totalmente. Percebeu-se que falta interesse da parte dos gestores municipais e escolares em proporcionar para as escolas do município a implantação de projetos pedagógicos participativos e permanentes, cuja eficácia já ficou comprovada em diversas literaturas e através de tantos argumentos positivos de quem já trabalhou com o tema.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto