Políticas educacionais e gestão escolar: a relação entre família e escola
Resumo
O presente estudo objetivou analisar as ações direcionadas pela política educacional do município de Estrela Velha/RS, com foco na participação da família na vida escolar de seus filhos. Para tanto, optou-se metodologicamente por realizar um estudo qualitativo (MINAYO, 2001). Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se questionários que foram aplicados a cinco participantes. Os dados oriundos desta pesquisa foram analisados à luz de referenciais teóricos, que versam principalmente sobre políticas educacionais, gestão democrática e participação, como: Paro (1997), Dourado (2007), Libâneo (2002), entre outros. A legislação educacional também embasou o estudo, como: CF/88, LDB/96, PNE/2014, PME/2015. A partir deste estudo, constatou-se que a gestão escolar e as políticas educacionais municipais influenciam a participação das famílias na educação das crianças. Identificou-se que quando há acompanhamento da família, as crianças são mais motivadas e tem mais facilidades de inserirem-se de forma efetiva no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, o diálogo destacou-se como aspecto importante para fortalecer as relações das instituições (família e escola), pois a escola consegue favorecer as relações de cooperação com a família, construindo uma educação de qualidade para os educandos, contando com a participação de toda a comunidade escolar para construir e decidir os rumos que se pretende atingir.
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