O lugar da educação infantil na escola que oferta o ensino fundamental
Resumen
Este trabalho relata o Projeto de Intervenção desenvolvido em uma Escola de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, mais especificamente, sobre a efetivação na prática cotidiana, das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, Resolução CNE/CEB N 5/2009 e Parecer CNE/CEB N 20/2009, evidenciando as aprendizagens e o processo desencadeador da construção da identidade desta etapa da Educação Infantil com intervenção no projeto educacional da escola. O Projeto teve como foco, a discussão acerca da identidade da educação infantil e inserção desta etapa com suas especificidades na escola e na proposta pedagógica. Apresenta a análise das ações realizadas durante a intervenção, a metodologia utilizada foi a pesquisa ação, por esta possibilitar a investigação do problema e a intervenção na realidade estudada, sob a concepção de TRIPP(2005). Os autores que fundamentaram este trabalho foram Oliveira (2011) e Tizuko (1997), para fundamentar o brincar e os espaços voltados à infância, Veiga (2004/2013), para Gestão Democrática e Projeto Político Pedagógico, Kramer (2005), para finalidade da Educação Infantil, Teixeira e Volpini (2014), para embasar a infância e Girotto (2013), para apresentar os materiais não estruturados. O comprometimento dos envolvidos no projeto foi de suma importância para garantia do sucesso desta pesquisa.
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