Avaliação externa: implicações da provinha Brasil em escolas da rede pública municipal de Santa Maria/RS
Resumo
A presente pesquisa trata-se da Avaliação Externa com foco na Provinha Brasil e objetiva analisar o desempenho de quatro Escolas Municipais de Santa Maria/RS, com vivências distintas, a fim de acompanhar a qualidade da avaliação e do ensino dos alunos entre as instituições. A Provinha Brasil é um instrumento não obrigatório que tem como base avaliar o aprendizado de crianças matriculadas no 2°ano do Ensino Fundamental em duas etapas do ano letivo e serve para diagnosticar as dificuldades do processo, com a finalidade de dar subsídios ao educador no acompanhamento do ensino aprendizagem, permitindo analisar o desempenho dos educandos, a fim de melhorar a qualidade do processo. O estudo se constituiu por meio de uma pesquisa de cunho quali-quantitativo com levantamento bibliográfico. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos um questionário semiaberto com questões problematizadoras para os sujeitos participantes. Os resultados obtidos garantem que a qualidade da educação e do ensino está intrinsecamente relacionada a formação continuada do professor, o meio social no qual estão inseridos, tanto no contexto educacional, quanto o contexto familiar e nos diferentes espaços que se envolvem. Podemos afirmar que grande parcela dos sujeitos não acredita que a avaliação externa possa ser utilizada como ferramenta avaliativa, pois acreditam na implementação de uma avaliação mais próxima do aluno e que comtemple a realidade da região, assim podemos concluir que existem outros enfoques e formas de serem repensados a avaliação no contexto externo, ouvir os docentes que aplicam tal ferramenta é imprescindível nesse momento.
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- Gestão Educacional [294]
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