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dc.contributor.advisorFelix, Glades Tereza
dc.creatorSimon, Beatriz de Araujo
dc.date.accessioned2020-01-14T13:48:01Z
dc.date.available2020-01-14T13:48:01Z
dc.date.issued2017-12-21
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19358
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe present research is about External Evaluation focused on Provinha Brazil and aims to analyze the performance of four Municipal Schools of Santa Maria / RS, with different experiences, in order to monitor the quality of evaluation and teaching of students between institutions. Provinha Brasil is a non-mandatory instrument that is based on evaluating the learning of children enrolled in the 2nd year of Elementary School in two stages of the school year and serves to diagnose the difficulties of the process, with the purpose of giving subsidies to the educator in the follow-up of teaching learning, allowing to analyze the performance of learners in order to improve the quality of the process. The study consisted of a qualitative-quantitative research with a bibliographical survey. As an instrument of data collection, we used a semi-open questionnaire with problematizing questions for the participants. The results obtained ensure that the quality of education and teaching is intrinsically related to the teacher's continuing education, the social environment in which they are inserted, both in the educational context, as well as the family context and in the different spaces that are involved. We can affirm that a large number of subjects do not believe that external evaluation can be used as an evaluation tool, because they believe in the implementation of a closer assessment of the student and that contemplates the reality of the region, so we can conclude that there are other approaches and ways of being rethinking the evaluation in the external context, listening to teachers who apply such a tool is imperative at that time.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliação externapor
dc.subjectProvinha Brasilpor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectExternal evaluationeng
dc.subjectFrom Brazileng
dc.subjectQualityeng
dc.titleAvaliação externa: implicações da provinha Brasil em escolas da rede pública municipal de Santa Maria/RSpor
dc.title.alternativeExternal evaluation: implications of the province Brazil in schools of the municipal public network of Santa Maria/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoA presente pesquisa trata-se da Avaliação Externa com foco na Provinha Brasil e objetiva analisar o desempenho de quatro Escolas Municipais de Santa Maria/RS, com vivências distintas, a fim de acompanhar a qualidade da avaliação e do ensino dos alunos entre as instituições. A Provinha Brasil é um instrumento não obrigatório que tem como base avaliar o aprendizado de crianças matriculadas no 2°ano do Ensino Fundamental em duas etapas do ano letivo e serve para diagnosticar as dificuldades do processo, com a finalidade de dar subsídios ao educador no acompanhamento do ensino aprendizagem, permitindo analisar o desempenho dos educandos, a fim de melhorar a qualidade do processo. O estudo se constituiu por meio de uma pesquisa de cunho quali-quantitativo com levantamento bibliográfico. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos um questionário semiaberto com questões problematizadoras para os sujeitos participantes. Os resultados obtidos garantem que a qualidade da educação e do ensino está intrinsecamente relacionada a formação continuada do professor, o meio social no qual estão inseridos, tanto no contexto educacional, quanto o contexto familiar e nos diferentes espaços que se envolvem. Podemos afirmar que grande parcela dos sujeitos não acredita que a avaliação externa possa ser utilizada como ferramenta avaliativa, pois acreditam na implementação de uma avaliação mais próxima do aluno e que comtemple a realidade da região, assim podemos concluir que existem outros enfoques e formas de serem repensados a avaliação no contexto externo, ouvir os docentes que aplicam tal ferramenta é imprescindível nesse momento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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