Gestão das práticas pedagógicas em educação especial: um olhar sobre a produção diagnóstica
Resumo
A presente pesquisa teve por objetivo compreender os efeitos da gestão das práticas pedagógicas em Educação Especial no que se refere aos processos de produção diagnóstica dos alunos por meio da análise dos dados do Censo Escolar. O olhar investigativo foi para os movimentos de inserção e exclusão dos alunos, bem como para a identificação sobre como a gestão das práticas pedagógicas em Educação Especial se articula com os outros segmentos da gestão escolar para esse processo. O lócus da pesquisa foi uma escola da Rede Municipal de ensino da cidade de Santa Maria, onde, no ano de 2013, ocupava a segunda posição entre as dez escolas do município com o maior número de alunos inseridos na categoria de Deficiência Intelectual. O percurso metodológico se constituiu a partir de uma abordagem qualitativa com características de um estudo de caso, onde a principal ferramenta para coleta de dados se deu a partir dos dados do Censo Escolar e de uma entrevista semiestruturada com a professora de Educação Especial da escola. A análise desses dados se deu através de três momentos que referem-se, respectivamente, à contextualização dos dados retomados e dos atuais; a gestão das práticas pedagógicas em Educação Especial, compreendendo a avaliação inicial como a principal ferramenta dos movimentos de inserção e exclusão dos alunos do Censo Escolar; e a reflexão sobre a produção diagnóstica realizada a partir da avaliação inicial e dos dados do Censo Escolar. Para pensar a participação dos diferentes segmentos da gestão escolar, foi organizada uma discussão acerca da importância do trabalho articulado entre eles, entendendo que o professor de Educação Especial também é um gestor. As contribuições acerca da gestão escolar ficaram por conta, principalmente, de Lück (2005 e 2009) e Tezani (2009). Do mesmo modo, como aporte teórico para as discussões de análise, utilizou-se, especialmente, dos estudos de Pellanda (2009) e Bridi (2012). A partir das reflexões despertadas na análise dos dados, constatou-se que a avaliação inicial se configura como o ponto de partida para o processo de construção diagnóstica, bem como de inserção dos alunos no Censo Escolar e que esta possui uma característica arbitrária e subjetiva, na medida em que envolve as construções paradigmáticas de cada professor. Entretanto, embora seja um movimento que compreenda uma visão particular desse processo, torna-se indispensável pensar sobre o reflexo dessas práticas no percurso escolar e social dos alunos.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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