Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBridi, Fabiane Romano de Souza
dc.creatorSouza, Betina Weber de
dc.date.accessioned2020-01-14T14:08:38Z
dc.date.available2020-01-14T14:08:38Z
dc.date.issued2018-01-25
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19359
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present research had as objective to understand the effect of pedagogical practices management in Special Education concerning the processes of students’ diagnostic production through a data analysis of the School Census. The investigative approach was towards movements of students’ insertion and exclusion, as well as for the identification about how pedagogical practices management in Special Education organizes itself with other segments of school management for this process. The locus for this reseach was a municipal school in the city of Santa Maria, where, in the year 2013, was the second place among ten municipal schools with the highest number of students included in the category of Intellectual Disability. The methodology had a qualitative approach, where the main tool for data collection was from data of the School Census and from a semi structured interview with the school Special Education teacher. The analysis of the data happened in three moments which refer to the contextualization of retaken and present data; the pedagogical practices management in Special Education, including initial evaluation as the main tool for movements of insertion and exclusion of students in the School Census; and the reflection about the diagnostic production carried out from the initial evaluation and the data of the School Census. In order to think about the participation of different segments of school management, a discussion about the importance of the articulated work was organized, taking into account that the Special Education teacher is a manager. The contributions regarding school management came mainly from Lück (2005 and 2009) and Tezani (2009). Likewise, as theoretical contribution for the analysis discussions, Pellanda (2009) and Bridi (2012) were used. From the reflections which aroused while analyzing the data, it was possible to verify that the initial evaluation is a starting point for the process of diagnostic construction, as well as the insertion of students in the School Census and that it has a subjective and arbitrary characteristic, as it involves the paradigmatic constructions of each teacher. However, although it is a movement which has a particular view of this process, it is indispensable to think about the reflection of these practices in the scholar and social path of the students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCenso escolarpor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectGestão das práticas pedagógicaspor
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.subjectSchool censuseng
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectPedagogical practices managementeng
dc.subjectIntellectual disabilityeng
dc.titleGestão das práticas pedagógicas em educação especial: um olhar sobre a produção diagnósticapor
dc.title.alternativePedagogical practices management in special education: a view on the diagnostic productioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objetivo compreender os efeitos da gestão das práticas pedagógicas em Educação Especial no que se refere aos processos de produção diagnóstica dos alunos por meio da análise dos dados do Censo Escolar. O olhar investigativo foi para os movimentos de inserção e exclusão dos alunos, bem como para a identificação sobre como a gestão das práticas pedagógicas em Educação Especial se articula com os outros segmentos da gestão escolar para esse processo. O lócus da pesquisa foi uma escola da Rede Municipal de ensino da cidade de Santa Maria, onde, no ano de 2013, ocupava a segunda posição entre as dez escolas do município com o maior número de alunos inseridos na categoria de Deficiência Intelectual. O percurso metodológico se constituiu a partir de uma abordagem qualitativa com características de um estudo de caso, onde a principal ferramenta para coleta de dados se deu a partir dos dados do Censo Escolar e de uma entrevista semiestruturada com a professora de Educação Especial da escola. A análise desses dados se deu através de três momentos que referem-se, respectivamente, à contextualização dos dados retomados e dos atuais; a gestão das práticas pedagógicas em Educação Especial, compreendendo a avaliação inicial como a principal ferramenta dos movimentos de inserção e exclusão dos alunos do Censo Escolar; e a reflexão sobre a produção diagnóstica realizada a partir da avaliação inicial e dos dados do Censo Escolar. Para pensar a participação dos diferentes segmentos da gestão escolar, foi organizada uma discussão acerca da importância do trabalho articulado entre eles, entendendo que o professor de Educação Especial também é um gestor. As contribuições acerca da gestão escolar ficaram por conta, principalmente, de Lück (2005 e 2009) e Tezani (2009). Do mesmo modo, como aporte teórico para as discussões de análise, utilizou-se, especialmente, dos estudos de Pellanda (2009) e Bridi (2012). A partir das reflexões despertadas na análise dos dados, constatou-se que a avaliação inicial se configura como o ponto de partida para o processo de construção diagnóstica, bem como de inserção dos alunos no Censo Escolar e que esta possui uma característica arbitrária e subjetiva, na medida em que envolve as construções paradigmáticas de cada professor. Entretanto, embora seja um movimento que compreenda uma visão particular desse processo, torna-se indispensável pensar sobre o reflexo dessas práticas no percurso escolar e social dos alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [292]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto