dc.contributor.advisor | Daronco, Luciane Sanchotene Etchepare | |
dc.creator | Silva, Carlos Santiago Cruz Menezes da | |
dc.date.accessioned | 2020-01-14T14:24:50Z | |
dc.date.available | 2020-01-14T14:24:50Z | |
dc.date.issued | 2019-11-22 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19360 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | This study addresses the subject of school Physical Education and aims to verify the
situation of dropout in Physical Education classes in the education networks of the city of
Santa Maria / RS, since the theme is of great relevance to the area and also by the increase
of the number of students dismissed in the Physical Education discipline in the schools over
the last years, characterizing an evasion in the discipline. The research is characterized as
exploratory diagnosis, as it seeks to identify situations, explore and analyze the results
found. For this, it is important and necessary to bring what the literature presents in relation
to the authors research on the subject, so that we can explore the theoretical references and,
especially, have foundation to analyze the data obtained in the research. Regarding data
collection, an interview was used to verify the real situation of dropout in Physical Education
classes in schools of different schools, aiming to know what are the main causes and the
amount of dismissals. The results show that the number of dropouts varies for each school
and especially in relation to the school system, and the state system showed a higher
number of layoffs than the others, predominantly in high school. It is concluded that dropout
in physical education is a problem that needs to be faced by schools and teachers
collectively, seeking solutions to overcome it and demonstrate the importance of discipline for students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Evasão escolar | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Causas | por |
dc.subject | Redes de ensino | por |
dc.subject | School dropout | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Causes | eng |
dc.subject | Teaching networks | eng |
dc.title | Evasão escolar nas aulas de Educação Física na cidade de Santa Maria/RS | por |
dc.title.alternative | School evasion in Physical Education classes in Santa Maria/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Este estudo aborda a temática da Educação Física escolar e tem como objetivo verificar a
situação da evasão nas aulas de Educação Física nas redes de ensino da cidade de Santa
Maria/RS, visto que o tema é de grande relevância para a área e também pelo aumento do
número de alunos dispensados na disciplina de Educação Física nas escolas ao longo dos
últimos anos, caracterizando uma evasão na disciplina. A pesquisa caracteriza-se como
diagnóstica de caráter exploratório, pois busca identificar situações, explorar e analisar os
resultados encontrados. Para isso, é importante e necessário trazer o que a literatura
apresenta em relação à pesquisa de autores sobre a temática, para que assim, possamos
explorar os referenciais teóricos e, principalmente, ter fundamentação para analisar os
dados obtidos na pesquisa. Em relação à coleta de dados, foi utilizada uma entrevista para
verificar a real situação da evasão nas aulas de Educação Física em escolas de diferentes
redes de ensino, objetivando saber quais são as principais causas e a quantidade das
dispensas. Os resultados mostram que o número de evasões varia para cada escola e
principalmente com relação à rede de ensino, sendo que a rede estadual demonstrou um
número maior de dispensas do que as demais, com predominância no ensino médio.
Conclui-se que a evasão na Educação Física escolar é um problema que precisa ser
enfrentado pelas escolas e professores de forma coletiva, procurando buscar soluções para
superá-la e demonstrar a importância da disciplina para os alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |