Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDaronco, Luciane Sanchotene Etchepare
dc.creatorSilva, Carlos Santiago Cruz Menezes da
dc.date.accessioned2020-01-14T14:24:50Z
dc.date.available2020-01-14T14:24:50Z
dc.date.issued2019-11-22
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19360
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2019.por
dc.description.abstractThis study addresses the subject of school Physical Education and aims to verify the situation of dropout in Physical Education classes in the education networks of the city of Santa Maria / RS, since the theme is of great relevance to the area and also by the increase of the number of students dismissed in the Physical Education discipline in the schools over the last years, characterizing an evasion in the discipline. The research is characterized as exploratory diagnosis, as it seeks to identify situations, explore and analyze the results found. For this, it is important and necessary to bring what the literature presents in relation to the authors research on the subject, so that we can explore the theoretical references and, especially, have foundation to analyze the data obtained in the research. Regarding data collection, an interview was used to verify the real situation of dropout in Physical Education classes in schools of different schools, aiming to know what are the main causes and the amount of dismissals. The results show that the number of dropouts varies for each school and especially in relation to the school system, and the state system showed a higher number of layoffs than the others, predominantly in high school. It is concluded that dropout in physical education is a problem that needs to be faced by schools and teachers collectively, seeking solutions to overcome it and demonstrate the importance of discipline for students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEvasão escolarpor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectCausaspor
dc.subjectRedes de ensinopor
dc.subjectSchool dropouteng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectCauseseng
dc.subjectTeaching networkseng
dc.titleEvasão escolar nas aulas de Educação Física na cidade de Santa Maria/RSpor
dc.title.alternativeSchool evasion in Physical Education classes in Santa Maria/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoEste estudo aborda a temática da Educação Física escolar e tem como objetivo verificar a situação da evasão nas aulas de Educação Física nas redes de ensino da cidade de Santa Maria/RS, visto que o tema é de grande relevância para a área e também pelo aumento do número de alunos dispensados na disciplina de Educação Física nas escolas ao longo dos últimos anos, caracterizando uma evasão na disciplina. A pesquisa caracteriza-se como diagnóstica de caráter exploratório, pois busca identificar situações, explorar e analisar os resultados encontrados. Para isso, é importante e necessário trazer o que a literatura apresenta em relação à pesquisa de autores sobre a temática, para que assim, possamos explorar os referenciais teóricos e, principalmente, ter fundamentação para analisar os dados obtidos na pesquisa. Em relação à coleta de dados, foi utilizada uma entrevista para verificar a real situação da evasão nas aulas de Educação Física em escolas de diferentes redes de ensino, objetivando saber quais são as principais causas e a quantidade das dispensas. Os resultados mostram que o número de evasões varia para cada escola e principalmente com relação à rede de ensino, sendo que a rede estadual demonstrou um número maior de dispensas do que as demais, com predominância no ensino médio. Conclui-se que a evasão na Educação Física escolar é um problema que precisa ser enfrentado pelas escolas e professores de forma coletiva, procurando buscar soluções para superá-la e demonstrar a importância da disciplina para os alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto