dc.contributor.advisor | Paixão, Márcia Eliane Leindcker da | |
dc.creator | Christoff, Alice Klüsener | |
dc.date.accessioned | 2020-01-14T15:13:08Z | |
dc.date.available | 2020-01-14T15:13:08Z | |
dc.date.issued | 2019-11-08 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19362 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | Brazil is one of the places with the greatest biodiversity on the planet. Nevertheless, such species richness is still unknown to a large part of the urban population. Most large-scale food crops cultivated are not native to our country, besides, they also need many pesticides and fertilizers to produce satisfactorily from the market point of view. As an alternative to this unbridled kind of production, new movements that aim to break with this monocultural logic are emerging, focusing on agroecological productions and the recovery of knowledge about Unconventional Food Plants (UFP). The research had the goal to investigate whether the study on UFP can be an alternative for Environmental Education at school. The research was qualitative with the experience report approach. The theoretical support was based on Marie-Christine Josso (2007), Christine Delory-Momberger (2012), Vandana Shiva (2003) and Valdely Ferreira Kinupp (2007). The workshops took place with a seventh-year class from an school from Santa Maria/RS. The work presented satisfactory results, showing that the reflection and studies about the UFP can be an ally in the construction of the school Environmental Education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Biodiversidade | por |
dc.subject | PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Biodiversity | eng |
dc.subject | UFP (Unconventional Food Plants) | eng |
dc.title | Plantas alimentícias não convencionais: um diálogo formativo com uma turma de sétimo ano do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Unconventional food plants: a formative dialogue with a seventh-year school of ground education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | O Brasil é um dos locais que possui a maior biodiversidade do planeta. Apesar disso, tal riqueza de espécies ainda é desconhecida por grande parte da população urbana. A maioria das espécies vegetais alimentícias cultivadas em larga escala não é nativa do nosso país, e, além disso, precisam de muitos agrotóxicos e fertilizantes para que consigam produzir de forma satisfatória pelo ponto de vista da lógica de mercado vigente. Como alternativas a esse modo de produção desenfreado vêm surgindo movimentos que visam romper com a vida monocultural, focando em produções agroecológicas, onde se busca respeitar os processos naturais do meio ambiente e o resgate do conhecimento acerca das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). Este trabalho teve por objetivo investigar se o modelo aplicado de estudo a respeito das PANC pode ser uma alternativa para conduzir a Educação Ambiental na escola. A pesquisa se desenvolveu de forma qualitativa, com a abordagem de relato de experiência. O apoio teórico baseou-se em Marie-Christine Josso (2007), Christine Delory-Momberger (2012), Vandana Shiva (2003) e Valdely Ferreira Kinupp (2007). As oficinas aconteceram com uma turma de sétimo ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Maria/RS, e, apresentaram como foco, a busca de uma alimentação saudável por meio do estímulo a autonomia alimentar através do conhecimento da biodiversidade vegetal urbana do bairro Urlândia. O trabalho apresentou resultados satisfatórios, mostrando que a reflexão e estudos sobre as PANC podem ser aliados na construção da Educação Ambiental na escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |