dc.contributor.advisor | Foletto, Denize da Silveira | |
dc.creator | Correa, Elma Cristina Takahashi | |
dc.date.accessioned | 2020-01-14T15:27:27Z | |
dc.date.available | 2020-01-14T15:27:27Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19363 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This paper aims understand the meaning that different segments of rural school of elementary education of the Santana do Livramento/RS city think on democratic management. The research is exploratory (YIN, 2015) proposed as a methodological procedure for qualitative approach and considering the proposal of YIN (2015). As framework this study is based in the ideas of authors like: Cury (2002), Paro (2006), Libaneo (2007). In order to get data were made interviews with eleven individuals from five differents segments that composes the teaching network of Santana do Livramento city. As results we observed the segments of researched school understand democratic management as a way to organize the school according to the points of views of all, because is a democracy. For them the democratic management everyone participate, work together sharing power and responsabilities in order to offer a good education. In conclusion we can say the public school which has a more democratic management promote the participation of school commnunity and overcome challenges showing that the collective work is the way to reach the aims of the school, so offering a quality teaching. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Concepção de gestão democrática | por |
dc.subject | Ações democráticas | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Democratic management conceptions | eng |
dc.subject | Democratic actions | eng |
dc.title | Os desafios da gestão escolar democrática | por |
dc.title.alternative | The challenges of democratic school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo geral compreender a concepção que os diferentes segmentos de uma escola rural de educação básica do município de Santana do Livramento/RS têm de gestão democrática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso exploratório (YIN, 2015) e analisado também conforme a proposta de Yin (2015). Como apoio teórico, optou-se por autores como Cury (2002), Paro (2006), Libâneo (2007) e outros. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com onze sujeitos de cinco diferentes segmentos que fazem parte de uma escola da rede municipal de Santana do Livramento/RS. Como resultado, observou-se que os segmentos da escola pesquisada compreendem a gestão democrática como uma maneira de organizar a escola de acordo com a opinião de todos, aceitando os diferentes pontos de vista, pois é uma democracia. Para eles, na gestão democrática, todos participam, trabalham juntos, partilhando poderes e responsabilidades com intuito de oferecer uma educação de qualidade. Desse modo, conclui-se que a escola pública que tem uma gestão mais democrática, promove a participação da comunidade escolar e supera desafios, demonstrando que o trabalho coletivo é o caminho para alcançar os objetivos da instituição e assim oferecer um ensino de qualidade para todos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |