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dc.contributor.advisorCosta, Joacir Marques da
dc.creatorMenegazzi, Themis Karine Dutra
dc.date.accessioned2020-01-15T11:31:52Z
dc.date.available2020-01-15T11:31:52Z
dc.date.issued2019-10-19
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19366
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019.por
dc.description.abstractThis work is a research developed during the Specialization Course in Educational Management, of the Postgraduate Program in Public Policy and Educational Management (PPPG) of the Federal University of Santa Maria (UFSM). Such research is an attempt to reread popular education and self-management in order to understand the discourse (s) produced about popular education and self-management in the context of the Collective Praxis of Popular Education. Praxis is a collective linked to UFSM that acts as a social movement of popular education and is self-managed by its components. Thus, we tried to present, through a historical contextualization, some notions of popular education in Brazil; to understand the possible meanings of self-management in the educational context and their relationship with the popular education and democratic management discourses; to contextualize the Collective Praxis of Popular Education of Santa Maria / RS and to produce an analytical from the connections between self-management and popular education in Collective Praxis, through Critical Discourse Analysis (ACD). Therefore, a discursive analysis was performed in documents such as the Statute and the Collective Project as well as in the social, political and discursive practices of the collective. This analytical perspective understands discourse as a constructive practice of world meanings. . Thus, the Collective Práxis presents itself as a hybridized discursive production in which popular education and self-management are re / signified in a democratic/neoliberal discursive negotiation/dispute. This fact represents a perspective of social change from the discourse, encompassing modes of transgression, border crossing, such as the gathering of existing conventions in new combinations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPráxispor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectAutogestãopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectPopular educationeng
dc.subjectSelf-managementeng
dc.subjectDiscourseeng
dc.titlePráxis, educação popular e autogestão: sobre transbordamentos discursivospor
dc.title.alternativePraxis, popular education and self-management: about discursive overflowseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho é uma pesquisa desenvolvida ao longo do Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tal pesquisa é uma tentativa de releitura da educação popular e de autogestão com o objetivo de compreender o(s) discurso(s) produzido(s) acerca de educação popular e de autogestão no contexto do Coletivo Práxis de Educação Popular. O Práxis é um coletivo vinculado à UFSM que atua como movimento social de educação popular e é autogerido pelos seus componentes. Deste modo, buscou-se apresentar, mediante uma contextualização histórica, algumas noções de educação popular no Brasil; compreender as possíveis significações de autogestão em contexto educativo e suas relações com os discursos de educação popular e de gestão democrática; contextualizar o Coletivo Práxis de Educação Popular do município de Santa Maria/RS e produzir uma analítica a partir de conexões entre autogestão e educação popular no Coletivo Práxis, mediante a Análise Crítica de Discurso (ACD). Para tanto, foi realizada uma análise discursiva tanto em documentos como o Estatuto e o Projeto do Coletivo quanto nas práticas sócio-político-discursivas do coletivo, entendendo o discurso como uma prática construtiva de significação do mundo. Assim, o Coletivo Práxis se apresenta como uma produção discursiva hibridizada em que a educação popular e a autogestão são re/significadas frente a uma negociação/disputa discursiva democrática/neoliberal. Tal fato representa uma perspectiva de mudança social a partir do discurso, abarcando modos de transgressão, de cruzamento de fronteiras, tais como a reunião de convenções existentes em novas combinações.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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