Instigando a percepção ambiental: concepções dos educandos sobre agentes polinizadores e sua importância
Abstract
Diversos ecossistemas do planeta vêm sofrendo com ações antrópicas, diante disso, algumas espécies como os agentes polinizadores encontram-se ameaçados, devido a fatores como a poluição dos seus meios e a perda de habitat. Por meio de uma pesquisa metodológica qualitativa, foi possível analisar as percepções que os educandos possuem sobre o ambiente e os polinizadores. Foram coletados dados através de 150 questionários, aplicados pré-intervenção a educandos de 5º ano a 9º ano, de cinco escolas de Ensino Fundamental do município de Cacequi. Foram evidenciadas poucas, e algumas vezes, equivocadas informações sobre tal assunto, também um conhecimento popular vago perante esses visitantes florais e sobre a diversificação dos mesmos. Ao avaliar este material foi elaborado um circuito de palestras nas escolas para trabalhar Educação Ambiental, como uma forma de aproximar os envolvidos a sua realidade local e a fatos decorrentes no planeta, mediante a uma exposição diversificada de agentes polinizadores e sua importância para com o meio. Após foi solicitado aos educandos, um relato pós-intervenção, que gerou como resultados, a mudança de percepção dos mesmos em relação a esses animais, uma ampliação de visão para os inúmeros visitantes florais e principalmente a quebra de paradigmas existentes a respeito os agentes polinizadores. Logo esta atividade, teve o intuito de instigar a reflexão sobre atitudes mais conscientes e a sensibilização dos educandos à preservação dos polinizadores que são de suma importância para a manutenção da biodiversidade.
Collections
- Educação Ambiental [191]
The following license files are associated with this item: