Como fazer vazar os livros didáticos: artes visuais como educação menor
Resumo
As linhas desta monografia se propõem a traçar caminhos desenhados durante experiências docentes na escola privada de Ensino Fundamental e anos Iniciais Pedacinho de Céu, localizada na cidade de Santa Maria, RS. Costura questões entre teorias no viés pós-estruturalista para pensar o currículo, os Livros Didáticos de Artes e a infância, de maneira a produzir noções acerca de um currículo que vaza, entendendo por vazamentos aquilo que não está planejado, não está explícito, permeado pelas noções de educação menor. Tal trajeto é produzido através do método cartográfico, que possibilita ligações entre ideias, experiências, conceitos e noções que estabelecem conexões movediças. Dos autores que estabelecem alianças para pensar as questões presentes nesta escrita estão Michael Foucault (2007, 2010, 2014, 2016), Gilles Deleuze (2005a) e Félix Guattari (1995, 1977), Silvio Gallo (2002, 2015), Walter Kohan (2002, 2007) e Tomaz Tadeu (2005b). Os discursos e noções aqui pensados se justapõem de maneira potencializadora para abrir possibilidades outras em sala de aula e em outros espaços escolares.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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