Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMenezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorNuñez, Marcela Bautista
dc.date.accessioned2020-01-15T13:10:56Z
dc.date.available2020-01-15T13:10:56Z
dc.date.issued2019-08-22
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19371
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019.por
dc.description.abstractLas líneas de esta monografia se proponen a trazar caminhos dibujados durante las experiencias de enseñanza em uma escuela privada. Cose cuestiones entre las teorias del currículum por médio de las investigaciones postestructuralistas, de modo a produzir problematizaciónes em lo que envuelve a los Livros Didáticos de artes em classe e infancia. De manera a produzir nociones acerca de um currículum que escapa, entendendo por fuga aquello que no esta planeado, no esta explicito, permeado por las nociones de educación menor e infancia. Cuyo trajecto es producido mediante el método cartográfico, que permite enlaces entre ideas, experiências, conceptos y nociones que estabelecen conexiones provisionales. Entre los autores que estabelecen uma alianza para pensar sobre los temas presentes em esta escrita están Michael Foucault, Gilles Deleuze, Silvio Gallo, Walter Kohan e Tomaz Tadeu. Discursos y nociones que se yuxtaponen de manera potencial para pensar sobre otras possibilidades em aula.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPós-estruturalismopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectCartografiapor
dc.subjectArtes visuaispor
dc.subjectPostestructuralismospa
dc.subjectCurriculumspa
dc.subjectLibro didácticospa
dc.subjectArtes visualesspa
dc.titleComo fazer vazar os livros didáticos: artes visuais como educação menorpor
dc.title.alternativeComo hacer fugas em livros didácticos: artes visuales como educación menorspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoAs linhas desta monografia se propõem a traçar caminhos desenhados durante experiências docentes na escola privada de Ensino Fundamental e anos Iniciais Pedacinho de Céu, localizada na cidade de Santa Maria, RS. Costura questões entre teorias no viés pós-estruturalista para pensar o currículo, os Livros Didáticos de Artes e a infância, de maneira a produzir noções acerca de um currículo que vaza, entendendo por vazamentos aquilo que não está planejado, não está explícito, permeado pelas noções de educação menor. Tal trajeto é produzido através do método cartográfico, que possibilita ligações entre ideias, experiências, conceitos e noções que estabelecem conexões movediças. Dos autores que estabelecem alianças para pensar as questões presentes nesta escrita estão Michael Foucault (2007, 2010, 2014, 2016), Gilles Deleuze (2005a) e Félix Guattari (1995, 1977), Silvio Gallo (2002, 2015), Walter Kohan (2002, 2007) e Tomaz Tadeu (2005b). Os discursos e noções aqui pensados se justapõem de maneira potencializadora para abrir possibilidades outras em sala de aula e em outros espaços escolares.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto