dc.contributor.advisor | Menezes, Eliana da Costa Pereira de | |
dc.creator | Nuñez, Marcela Bautista | |
dc.date.accessioned | 2020-01-15T13:10:56Z | |
dc.date.available | 2020-01-15T13:10:56Z | |
dc.date.issued | 2019-08-22 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19371 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | Las líneas de esta monografia se proponen a trazar caminhos dibujados durante las experiencias de enseñanza em uma escuela privada. Cose cuestiones entre las teorias del currículum por médio de las investigaciones postestructuralistas, de modo a produzir problematizaciónes em lo que envuelve a los Livros Didáticos de artes em classe e infancia. De manera a produzir nociones acerca de um currículum que escapa, entendendo por fuga aquello que no esta planeado, no esta explicito, permeado por las nociones de educación menor e infancia. Cuyo trajecto es producido mediante el método cartográfico, que permite enlaces entre ideas, experiências, conceptos y nociones que estabelecen conexiones provisionales. Entre los autores que estabelecen uma alianza para pensar sobre los temas presentes em esta escrita están Michael Foucault, Gilles Deleuze, Silvio Gallo, Walter Kohan e Tomaz Tadeu. Discursos y nociones que se yuxtaponen de manera potencial para pensar sobre otras possibilidades em aula. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Pós-estruturalismo | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Cartografia | por |
dc.subject | Artes visuais | por |
dc.subject | Postestructuralismo | spa |
dc.subject | Curriculum | spa |
dc.subject | Libro didáctico | spa |
dc.subject | Artes visuales | spa |
dc.title | Como fazer vazar os livros didáticos: artes visuais como educação menor | por |
dc.title.alternative | Como hacer fugas em livros didácticos: artes visuales como educación menor | spa |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | As linhas desta monografia se propõem a traçar caminhos desenhados durante experiências docentes na escola privada de Ensino Fundamental e anos Iniciais Pedacinho de Céu, localizada na cidade de Santa Maria, RS. Costura questões entre teorias no viés pós-estruturalista para pensar o currículo, os Livros Didáticos de Artes e a infância, de maneira a produzir noções acerca de um currículo que vaza, entendendo por vazamentos aquilo que não está planejado, não está explícito, permeado pelas noções de educação menor. Tal trajeto é produzido através do método cartográfico, que possibilita ligações entre ideias, experiências, conceitos e noções que estabelecem conexões movediças. Dos autores que estabelecem alianças para pensar as questões presentes nesta escrita estão Michael Foucault (2007, 2010, 2014, 2016), Gilles Deleuze (2005a) e Félix Guattari (1995, 1977), Silvio Gallo (2002, 2015), Walter Kohan (2002, 2007) e Tomaz Tadeu (2005b). Os discursos e noções aqui pensados se justapõem de maneira potencializadora para abrir possibilidades outras em sala de aula e em outros espaços escolares. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |