Fatores que interferem no processo de formação continuada de professores
Resumo
O presente trabalho faz parte dos estudos realizados no curso de Especialização em Gestão Educacional, Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, nos anos de 2018 e 2019. Discute a temática de Formação Continuada e a relação com a Gestão Escolar Democrática. Como objetivo geral, pretendeu identificar quais os fatores que interferem na formação continuada de professores. Os objetivos específicos visaram a compreender a importância da formação continuada e analisar o papel da gestão escolar neste processo. A pesquisa caracteriza-se como um Estudo de Caso de caráter qualitativo. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas semiestruturadas, ambos realizados com membros da equipe diretiva e do corpo docente de uma escola da rede municipal de Santa Maria/RS. A partir dos resultados, evidenciou-se o pouco tempo que os professores possuem para a participação em espaços de formação continuada; o distanciamento entre o que é ofertado e o que realmente se apresenta como necessidade formativa aos docentes; a submissão a um projeto de formação ofertado de “cima para baixo”; a falta de participação e autonomia para decidir o próprio espaço/tempo formativo, entre outros. Conclui-se pelo necessário resgate dos pressupostos da gestão democrática, inclusive na legislação educacional, para que seja possível a criação de saídas apoiadas coletivamente no enfrentamento das problemáticas em prol da descentralização de poder. A formação continuada, neste contexto, apresenta-se como um importante momento de construção de alternativas, possibilitando diálogo entre atores do processo educativo, o que pode auxiliar os docentes na descoberta de novos caminhos para superar os obstáculos do contexto educacional.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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