Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLeão, Débora Ortiz de
dc.creatorSilva, Maria Lúcia Leite da
dc.date.accessioned2020-01-16T15:50:15Z
dc.date.available2020-01-16T15:50:15Z
dc.date.issued2017-12-18
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19383
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis work arises intending to broaden the reflections about the relation of the school management and the teachers valuing. For that, it started from the following question: how a democratic school management can influence the recognition and teacher’s valuing in the public school? The general goal intended to: investigate the democratic management influence in the recognition and valuing of the teacher's work and, as specific goals, sought to deepen studies on democratic management in the school context and to analyze the ways in which the management team establishes so that teachers, staff and parents feel the importance of their participation in the growth of the school and their children. The study was carried out based on references from the area such as Libâneo, Oliveira and Toschi (2007) Lück (2009; 2011), among others, and was attended by managers of a municipal school in Santa Maria city/RS, through a questionnaire addressed to the management team and the coordinators of Early Childhood Education and Initial Years. With this study, it was verified how the day-to-day management team is able to implement a democratic management regarding the appreciation of teachers, listening to them in their anguish in the sense of the growth of student learning. It was understood that by bringing the community into the school, especially in the events organized in pedagogic meetings, to value the initiatives of the teachers and other actions that help in the development of a high-level education, the managers demonstrated their understanding on the importance of a democratic school management and its recognition of teachers' work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectValorização do trabalho do professorpor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectTeacher formationeng
dc.subjectTeacher's work valuingeng
dc.titleA gestão escolar democrática e o princípio de valorização e reconhecimento do trabalho do professorpor
dc.title.alternativeDemocratic school management and the principle of valuing and recognition of teacher's workeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente estudo surge com a intenção de ampliar as reflexões sobre a relação da gestão escolar e a valorização dos professores. Para tanto, partiu do seguinte questionamento: como uma gestão escolar democrática pode influenciar o reconhecimento e valorização do professor na escola pública? Como objetivo geral intencionou-se: investigar a influência de uma gestão democrática no reconhecimento e valorização do trabalho do professor e, como objetivos específicos procurou-se: aprofundar estudos sobre a gestão democrática no contexto escolar e analisar as maneiras pelas quais a equipe diretiva estabelece para que os professores, funcionários e pais sintam a importância da sua participação no crescimento da escola e deseus filhos.O estudo foi realizado a partir de referenciais da área como Libâneo, Oliveira e Toschi (2007) Lück (2009; 2011), entre outros, e contou com a participação de gestores de uma escola municipal de Santa Maria/RS, por meio de um questionário dirigido a equipe diretiva e as coordenadoras da Educação infantil e Anos Iniciais. Com esse estudo verificou-se como a equipe diretiva,no dia a dia da escola, consegue implementar uma gestão democrática no que diz respeito à valorização dos professores, ouvindo-os nas suas angústias no sentido do crescimento da aprendizagem dos alunos. Compreendeu-se que, ao trazer a comunidade ao redor para dentro da escola, especialmentenos eventos organizados em reuniões pedagógicas, valorizar as iniciativas dos professores e outras ações que auxiliam no desenvolvimento de uma educação de qualidade, os gestores demonstraram a sua compreensão sobre a importância de uma gestão escolar democrática e o seu reconhecimento ao trabalho dos professores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto