Gestão escolar e instituição especializada de ensino: organização e articulação
Resumo
Sabendo da influência que as mudanças na sociedade têm sob o ambiente interno das Instituições Especializadas de Ensino, evidencia-se a necessidade da gestão escolar construir uma dinâmica efetiva, clara e consciente do seu trabalho, principalmente numa perspectiva de inclusão, ao qual estimule o desenvolvimento das potencialidades da pluralidade do público envolvido, podendo assim estar respondendo significativamente às demandas sociais. Assim, objetivou-se nesse estudo verificar a organização e a articulação da gestão escolar de uma Instituição Especializada de Ensino, para o atendimento de alunos com deficiência, frente aos desafios da educação inclusiva. Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo-exploratório. Para a obtenção dos dados foi realizada entrevista semiestruturada aplicada a gestores da instituição especializada de ensino Antônio Francisco Lisboa de Santa Maria/RS. Com isso, participaram da pesquisa cinco integrantes da gestão escolar, destes dois eram integrantes do setor administrativo, um do setor clínico e dois do setor pedagógico. A análise dos dados se deu conforme Bardin (2006), elencando-se categorias de análise. Todos os participantes estavam cientes dos objetivos e procedimentos do presente estudo e assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Como resultados, a pesquisa indicou que a gestão se organiza e se articula através de reuniões mensais e de planejamento anual, sendo realizadas de forma multidisciplinar. A gestão procura articular seu trabalho atendendo as necessidades internas da escola, porém preocupa-se com os desafios da sociedade de hoje. Quanto à documentação da instituição, a mesma está alicerçada pelo regimento, o estatuto, realizando seu trabalho fundamentado pelo planejamento anual. Evidencia-se também a reorganização da gestão escolar na perspectiva de educação inclusiva, pois houve uma demanda maior na instituição do público adulto. Essa organização envolve o planejamento e metodologias diferenciadas que venha a atender as características especificas de cada um. De forma a concluir este pesquisa indica que o desafio que se coloca a gestão escolar é a construção de caminhos que descortinem novas práticas que contemplem, de fato, a todos, em suas particularidades.
Coleções
- Gestão Educacional [292]
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