dc.contributor.advisor | Negrini, Tatiane | |
dc.creator | Feck, Roberta Marostega | |
dc.date.accessioned | 2020-01-20T11:37:14Z | |
dc.date.available | 2020-01-20T11:37:14Z | |
dc.date.issued | 2018-01-05 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19390 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | Knowing the influence that the changes in the society have under the internal environment of the Specialized Institutions of Teaching, it is evident the need of the school management to construct an effective, clear and conscious dynamic of its work, mainly in an perspective of inclusion, that stimulates the development of the potentialities of the plurality of the public involved, thus being able to respond significantly to the social demands. Thus, the objective of this study was to verify the organization and articulation of the school management of a Specialized Teaching Institution, for the care of students with disabilities, in face of the challenges of inclusive education. It was characterized as a qualitative research, of the descriptiveexploratory type. To obtain the data, a semi-structured interview was applied to managers of the specialized education institution Antônio Francisco Lisboa de Santa Maria / RS. Thus, five members of the school management participated in the study, of which two were members of the administrative sector, one in the clinical sector and two in the pedagogical sector. The analysis of the data was according to Bardin (2006), listing categories of analysis. All the participants were aware of the objectives and procedures of the present study and signed an Informed Consent Term (TCLE). As a result, the research indicated that the management is organized and articulated through monthly meetings and annual planning, being carried out in a multidisciplinary way. Management seeks to articulate its work in response to the internal needs of the school, but it is concerned with the challenges of today's society. As for the documentation of the institution, it is based on the regiment, the statute, carrying out its work based on the annual planning. It is also evidenced the reorganization of school management in the perspective of inclusive education, since there was a greater demand in the institution of the adult public. This organization involves the planning and differentiated methodologies that will meet the specific characteristics of each one. In order to conclude this research indicates that the challenge of school management is the construction of paths that unveil new practices that, in fact, contemplate all, in their particularities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Instituição especializada de ensino | por |
dc.subject | Alunos com deficiência | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Specialized educational institution | eng |
dc.subject | Students with disabilities | eng |
dc.subject | Inclusive education | eng |
dc.title | Gestão escolar e instituição especializada de ensino: organização e articulação | por |
dc.title.alternative | School management and specialized institution of teaching: organization and articulation | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Sabendo da influência que as mudanças na sociedade têm sob o ambiente interno das Instituições Especializadas de Ensino, evidencia-se a necessidade da gestão escolar construir uma dinâmica efetiva, clara e consciente do seu trabalho, principalmente numa perspectiva de inclusão, ao qual estimule o desenvolvimento das potencialidades da pluralidade do público envolvido, podendo assim estar respondendo significativamente às demandas sociais. Assim, objetivou-se nesse estudo verificar a organização e a articulação da gestão escolar de uma Instituição Especializada de Ensino, para o atendimento de alunos com deficiência, frente aos desafios da educação inclusiva. Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo-exploratório. Para a obtenção dos dados foi realizada entrevista semiestruturada aplicada a gestores da instituição especializada de ensino Antônio Francisco Lisboa de Santa Maria/RS. Com isso, participaram da pesquisa cinco integrantes da gestão escolar, destes dois eram integrantes do setor administrativo, um do setor clínico e dois do setor pedagógico. A análise dos dados se deu conforme Bardin (2006), elencando-se categorias de análise. Todos os participantes estavam cientes dos objetivos e procedimentos do presente estudo e assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Como resultados, a pesquisa indicou que a gestão se organiza e se articula através de reuniões mensais e de planejamento anual, sendo realizadas de forma multidisciplinar. A gestão procura articular seu trabalho atendendo as necessidades internas da escola, porém preocupa-se com os desafios da sociedade de hoje. Quanto à documentação da instituição, a mesma está alicerçada pelo regimento, o estatuto, realizando seu trabalho fundamentado pelo planejamento anual. Evidencia-se também a reorganização da gestão escolar na perspectiva de educação inclusiva, pois houve uma demanda maior na instituição do público adulto. Essa organização envolve o planejamento e metodologias diferenciadas que venha a atender as características especificas de cada um. De forma a concluir este pesquisa indica que o desafio que se coloca a gestão escolar é a construção de caminhos que descortinem novas práticas que contemplem, de fato, a todos, em suas particularidades. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |