Programa de bolsas de iniciação à docência: impacto na gestão do pedagógico dos egressos da pedagogia na atuação profissional
Resumo
O presente trabalho é uma monografia do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como foco a formação inicial para a docência, buscando incentivar a carreira no magistério na educação básica da rede pública, promovendo a aproximação do acadêmico com o contexto escolar. O objetivo geral deste estudo é analisar de que maneira o subprojeto PIBID/UFSM/Pedagogia anos iniciais, pode ter colaborado para os egressos do Curso de Pedagogia da UFSM (2012-2015) na gestão do pedagógico em sua atuação profissional. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, do tipo exploratório, como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário semiestruturado com os egressos do subprojeto PIBID/UFSM/Pedagogia anos iniciais de (2012 a 2015). O referencial teórico utilizado foram os estudos pautados em Freire (1996), Ramos (2012), Lima (2018) e Bolzan (2002). No que tange aos resultados encontrados, foi ressaltada a importância do subprojeto para unir e aliar teoria e prática, bem como o grande desafio do trabalho em grupo, que pressupõe enriquecimento da prática, mas que ainda se apresenta como um obstáculo. Conclui-se que a inserção na realidade escolar propiciada em âmbito acadêmico, quando trabalhada em grupo, desenvolve as relações interpessoais, e suscita, em uma docência com autonomia para o pibidiano, aplicando a epistemologia construtivista e por fim acarretando em um ambiente de práticas favoráveis para o aprendizado na gestão do trabalho pedagógico.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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