Materialidades de um processo de circulação de ideias na ciência
Resumo
Tomando-se por base a epistemologia de Ludwik Fleck, buscamos neste trabalho construir um dispositivo analítico-conceitual de referência que permita estudar os processos de constituição do conhecimento científico a partir da categoria epistemológica Estilo de Pensamento de Fleck. Para a sua concretização utilizamo-nos dos preceitos teóricos da Análise de Discurso de vertente francesa, de filiação a Michel Pêcheux, sobretudo usufruindo da noção-conceito de Formação Discursiva, não desconsiderando a contribuição de Michel Foucault na sua estruturação. Como objeto de análise consideramos determinados artigos científicos, publicados em três revistas científicas brasileiras, que tratavam do ensino de química na perspectiva da história e filosofia da ciência. Para a consecução da proposta de estudo, de início, compusemos as bases que permitiram fundamentar o dispositivo analítico projetado, trazendo como ponto de sustentação a arquitetura teórica Estilo de Pensamento/Formação Discursiva, buscando-se chegar à materialidade de um possível Estilo de Pensamento a partir das materialidades discursivas, auferidas na análise dos artigos científicos que compuseram o arquivo desta pesquisa. Como resultados práticos, pudemos apontar para a existência de um coletivo ainda sem um Estilo de Pensamento (em história e filosofia na perspectiva do ensino-aprendizagem de química) suficientemente estruturado que lhe permita exercer uma força coercitiva o bastante para manter seus membros unidos em torno daquilo que Fleck consideraria um Coletivo Estável de Pensamento. Elencamos, ainda, como de suma importância, através da dinâmica de análise aqui proposta e defendida, a assunção da materialidade de um Estilo de Pensamento considerada a partir das materialidades discursivas e não como um a priori tomado a partir de um coletivo qualquer supostamente caracterizado como um Coletivo de Pensamento.
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