dc.contributor.advisor | Fontoura, Lisandra Manzoni | |
dc.creator | Dornelles, Cleusa Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2020-01-23T11:38:39Z | |
dc.date.available | 2020-01-23T11:38:39Z | |
dc.date.issued | 2014-12-19 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19406 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Comunidade de remanescentes de quilombolas | por |
dc.subject | Reconhecimento etnicorracial | por |
dc.subject | Lei nº 10.639∕ 2003 | por |
dc.subject | Inclusão digital e social | por |
dc.subject | Lendas de matriz africanas | por |
dc.title | Quilombo digital e inclusão social da comunidade de remanescente de quilombola da Timbaúva | por |
dc.title.alternative | Quilombo digital and social inclusion in remnants of community resort of Timbaúva | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Faxinal do Soturno, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | No final da década de 90, as políticas de identidades passaram a ser conquistadas através dos grupos étnicos, de gênero, entre outros. A pressão política decorrente destes grupos fez com que os legisladores brasileiros criassem leis para que fossem assegurados os direitos destes grupos excluídos, historicamente. Haja vista a Lei nº 10.639/2013 que trata sobre a obrigatoriedade do ensino de História da África e da cultura afro-brasileira nos currículos escolares. E, neste contexto, optou-se por trabalhar na Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Batista, pertencente a Comunidade de Remanescentes da Timbaúva, na cidade de Formigueiro – RS, com Inclusão Social e Digital, tendo como pano de fundo as Lendas de Matriz Africana. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |