Avanços e desafios da educação integral uma análise do Programa Mais Educação e sua perspectiva de gestão democrática
Resumen
O presente trabalho tem como objetivo analisar a temática da ampliação da jornada escolar em tempo integral, como política pública, oferecida através do Programa Mais Educação proposto pelo Governo Federal a partir de 2007, bem como compreender sua organização e desenvolvimento no município de Arroio do Tigre – RS (2013 – 2014), tendo como problemática o entendimento dos avanços e desafios do Programa Mais Educação, em uma dimensão da educação integral e sua estreita ligação entre a ampliação da jornada escolar a uma maior qualidade da educação básica. Primeiramente foram apresentadas algumas considerações sobre política pública e sua relação com a gestão democrática. Em seguida, restauram-se fatores que marcaram, na história da educação, a necessidade de ampliação de atendimento da criança na escola. E por fim, apresentou-se o Programa Mais Educação e a sua implantação no município de Arroio do Tigre. O método utilizado nesta pesquisa foi o estudo de caso, cujo referencial repercute no Programa Mais Educação e sua política educacional, diretamente relacionada com a gestão educacional e a inquietação com educação de qualidade. Em síntese, observou-se que essas práticas educativas são indutoras de qualidade na educação do município e seguem os princípios da Gestão Democrática da educação. Em termos de avanços, verificou-se a melhoria da autoestima, do interesse e dos resultados escolares dos alunos no contraturno. Quantos aos desafios destacam-se: a dinamização das aulas no turno regular; o aumento da quantidade de alunos que participam do Programa; a reavaliação das práticas por meio da educação continuada; e o diálogo efetivo, coordenado e supervisionado entre coordenadores, professores e monitores.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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