dc.contributor.advisor | Martins, Cleber Ori Cuti | |
dc.creator | Cantarelli, Juliana Mezomo | |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T12:50:55Z | |
dc.date.available | 2020-01-24T12:50:55Z | |
dc.date.issued | 2016-01-08 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19417 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This article aims to analyze the Florestan Fernandes contribution not only to the teaching of sociology, but also for the Brazilian education. To do so, the article is divided into 3 parts. First comes the sociologist Florestan Fernandes, who was born in a humble family, son of a Portuguese peasant who emigrated to Brazil at the age of thirteen, he had to leave school and work early to help the family. But his life turns to the waiter job at a bar where encouraged to study finishes high school and starts his studies in the course of Social Sciences at USP, where it becomes a sociologist and university professor. In the second part of the article deals with the political Florestan that as a militant and later deputy, he defended education for the masses and free public schooling. He fought for a quality education, democratic and fair for all children and young people of the country, regardless of social class, as well as the inclusion of sociology discipline in high school. Finally seek briefly analyze the sociology discipline in Brazil and its mishaps for the consolidation of its obligation in high school, as well as the participation of Florestan Fernandes in the process. After all, if today the discipline of Sociology is present in every year of high school, much is due to Him. He who even can "reap the fruits" of his personal victory, he decided to counteract individual merit and fight for a society more fair and democratic, a school that would make all students real citizens, and to his credit a discipline that contribute to such - Sociology. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Florestan Fernandes | por |
dc.subject | Ensino de sociologia | por |
dc.subject | Educação brasileira | por |
dc.subject | Sociology of education | eng |
dc.subject | Brazilian education | eng |
dc.title | A contribuição de Florestan Fernandes para o ensino de sociologia e para a educação no Brasil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição de Florestan Fernandes não só para o ensino de sociologia, mas também, para a educação brasileira. Para tal, o artigo é divido em 3 partes. Primeiramente trata do sociólogo Florestan Fernandes, que tendo nascido numa família humilde, filho de uma camponesa portuguesa que emigrou para o Brasil aos treze anos de idade, ele teve que largar os estudos e trabalhar desde cedo para ajudar a família. Porém, sua vida se transforma com o emprego de garçom em um bar, onde incentivado a estudar termina o ensino médio e inicia seus estudos no curso de Ciências Sociais na USP, onde se torna sociólogo e professor universitário. Na segunda parte o artigo trata do Florestan político que como militante e posteriormente deputado, defendeu a educação para as massas e a escola pública gratuita. Lutou por um ensino de qualidade, democrático e justo para todas as crianças e jovens do país, independente da classe social, bem como, pela inclusão da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Para finalizar buscasse analisar brevemente a disciplina de Sociologia no Brasil e seus percalços para a consolidação de sua obrigatoriedade no Ensino Médio, bem como, a participação de Florestan Fernandes nesse processo. Afinal, se hoje a disciplina de Sociologia está presente em todos os anos do Ensino Médio, muito se deve a Ele. Ele, que mesmo podendo “colher os frutos” da sua vitória pessoal, decidiu contrariar o mérito individual e lutar por uma sociedade mais justa e democrática, com uma escola que fizesse de todos os alunos verdadeiros cidadãos, tendo no seu currículo uma disciplina que contribuísse para tal - Sociologia. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |