Práticas pedagógicas no Hospital Universitário de Santa Maria
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Data
2019-12-18Autor
Martins, Maria Medianeira Cassenote
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O lugar de trabalho profissional de educação é a escola “tradicional”. Entretanto,
certas circunstâncias da vida podem dificultar ou impedir que algumas crianças e
adolescentes possam frequentar uma sala de aula, como por exemplo, em casos de
internação hospitalar. Para ocasiões assim, sabe-se que há regramento legal que
prevê a obrigatoriedade de o Estado fornecer a devida e efetiva prestação educacional. Nesse contexto, pretende-se analisar o pensamento de vários autores acerca
da denominada pedagogia hospitalar, além de se fazer uma breve reflexão sobre as
experiências vividas pela autora deste trabalho de conclusão de curso quando de
sua participação em projeto de educação hospitalar realizado no Hospital Universitário de Santa Maria, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria. Além disso,
torna-se necessário investigar a importância e a melhor maneira de proceder para
que a manutenção de atividades escolares no ambiente hospitalar possa traduzir
uma maior contribuição à preservação da continuidade da aprendizagem de crian-
ças clinicamente debilitadas e que, em algum momento, deverão retornar à sala de
aula convencional.