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dc.contributor.advisorSchumacher, Jane
dc.creatorPronobi, Ana Paula Goulart
dc.date.accessioned2020-01-28T14:26:39Z
dc.date.available2020-01-28T14:26:39Z
dc.date.issued2019-12-19
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationPRONOBI, A. P. G. O aprender docente durante o estágio obrigatório no curso de Pedagogia. 2019. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19443
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstágio obrigatóriopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectPedagogiapor
dc.titleO aprender docente durante o estágio obrigatório no curso de Pedagogiapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturnopor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como tema ‘O Aprender Docente durante o Estágio Obrigatório do curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)’. O objetivo do estudo é relatar as vivências e experiências docentes realizadas durante o período de Estágio Obrigatório. Também é analisado os documentos que embasam as práticas dos estágios obrigatórios no Curso de Licenciatura em Pedagogia, estágios esses realizados em duas escolas de Santa Maria, uma da rede federal de ensino e a outra da rede municipal; realizar a investigação sobre a docência durante o estágio obrigatório; relatar as docências realizadas durante o estágio da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. A metodologia de estudo tem como base a pesquisa qualitativa tendo como análise de dados as referências descritivas realizadas através das observações e planejamentos na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Os resultados de estudo indicam que as vivências e experiências nos estágios obrigatórios possibilitam ver a atuação docente, as dificuldades e desafios que se apresentam em sala de aula. Os registros realizados durantes e após as práticas são fundamentais para pensar em uma ação que contribua para o processo de aprendizagens dos alunos, tanto na Educação Infantil e como nos Anos Iniciais. Entender como o processo de aprendizagem acontece, buscando metodologias diferenciadas é importante para que esse processo aconteça de forma significativa e satisfatória para os alunos. Os alunos não são depósito de informações, mas se constituem ao longo das aprendizagens como seres que pensam e interagem no meio em que estão inseridos em sociedade. Tendo como fator primordial os estágio para minha constituição docente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

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