As rotinas na educação infantil: reflexões a partir da prática do estágio supervisionado
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Data
2018-12-10Autor
Silva, Greice Nattiele Teixeira da
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Este trabalho focaliza as rotinas na Educação Infantil a partir da prática do Estágio
Supervisionado, a qual desenvolvi em turma de Pré-Escola, nível A, com 19 crianças
de 4 a 5 anos. Como objetivo geral, buscou-se pesquisar a organização e a efetivação
das rotinas na Educação Infantil, a partir da prática do Estágio Supervisionado.
Especificamente, refletir sobre a organização dos tempos e dos espaços como
elementos que estruturam as rotinas; conhecer a organização dos tempos e espaços
na rotina do Pré A; e analisar as contribuições da prática de estágio supervisionado
em relação às rotinas do Pré A. Como metodologia, desenvolvi um estudo reflexivo a
partir da minha própria prática do estágio supervisionado, realizado em uma escola
municipal de ensino fundamental. A fundamentação teórica foi baseada em Barbosa
(2006) e Horn (2004; 2017). Durante o período do estágio supervisionado consegui
compreender a importância de organizar espaços pensados para cada grupo,
respeitando cada criança e suas especificidades. Assim, busquei modificar a
organização da rotina, pensando em tempos e espaços que respeitem a criança e que
as desafie, permitindo que elas brinquem, interajam e se desenvolvam. Neste sentido,
dentre as contribuições que busquei proporcionar cito: a importância da continuidade
da brincadeira, a diversidades de experiencias no pátio, a exploração de materiais não
estruturados, o respeito ao tempo de cada criança e os interesses do grupo.